quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

RECEITINHAS PRA ALMA



Porque alimentar a alma dá gosto à vida... Santas Receitas é um livro maravilhoso da jornalista Sonia Abrão e “é maravilhosa essa união do natural com o sobrenatural... uma dona de casa pode e deve se santificar diante do fogão também... Isso acontece toda vez que ela acrescenta ao sal, à pimenta, ao cominho, à salsa, ao alho e à cebola o tempero do seu amor, da sua dedicação.” São palavras do Padre Antônio Maria que tão sabiamente escreveu o prefácio do nosso santo livro. As receitas ali descritas são acompanhadas do poder da oração; ao todo são trinta e cinco, uma pra cada santo, um santo pra cada aflição... Cozinhar é vibrar positivamente, é elevar nosso pensamento e pedir graças; é nutrir o arquétipo da gratidão, uma gratidão antecipada, sabe? Aquela de repartir o pão.
Fiquei dividida na hora de escolher uma receitinha santificada; tentei ser prática, ser coerente; afe... com esse livro não funcionou; deixei pra lá; tornei a abri-lo horas depois e desta vez, tenho certeza, não fui eu quem escolheu... Compraria esse livro mesmo se eu fosse uma catástrofe na cozinha, só pela graça das orações. Valeu Sonia! E “que Santa Luzia proteja nossos olhos, porque para apetite não é preciso patrono.”
Faça o Pão-de-Ló de água de Nossa Senhora de Lourdes com 1 xícara de açúcar, 1 xícara de farinha de trigo, 3 ovos, 2 colheres de chá de fermento em pó e 6 colheres de água. Bata as gemas até engrossar. Junte as claras em neve, o açúcar e bata bem. Acrescente a água fervente e misture tudo. Junte então a farinha peneirada com o fermento, mexendo levemente para incorporar. Coloque em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo e asse em forno médio até que o garfo, quando espetado no centro do bolo, saia seco. Você poderá recheá-lo com geléias, goiabadas, cremes ou com o que seu coração pedir... E lembre-se: “A água lava a mágoa. Na hora de servir o pão-de-ló de água, tenha sobre a mesa uma jarra de água, simbolizando a fonte da gruta de Lourdes e seus milagres. Faça a oração a Nossa Senhora pedindo que ela tire as mágoas do seu coração, o rancor, a amargura e até algum desejo de vingança, pois esses sentimentos fecham nossos caminhos e atrasam nossa vida. Em seguida, tome um copo dessa água e aguarde, que dias melhores virão.”
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário