sábado, 19 de junho de 2010

"PEDE MOLEQUE!!!"



Junho é mês cheiroso; é mês gostoso. É mês de fé. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para nós, pelos portugueses, durante o período colonial, época em que havia uma forte influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada; da China, os fogos de artifício; da península Ibérica, a dança de fitas... Todos esses temperos culturais foram se misturando aos do nosso povo nas diferentes regiões do Brasil e pronto, a festa ganhou a nossa cara, virou festança. Mas foi no nordeste, região de povo de fé (que sem ela, a seca já teria rachado também as almas), que a festa ganha expressão. É hora de render homenagens a São João, a Santo Antônio e a São Pedro e agradecer as chuvas raras que nutrem a agricultura simples que aliviará por um tempo, a dor e a tristeza da fome. Junho é mês de alegria! Junho é também a época da colheita do milho, a base de muitos doces, bolos e salgados que recheiam a festa. É a vida tingida de amarelo. Tem pamonha, cural, canjica e milho cozido molhadinho com manteiga salgada que derrete na boca e lambuza a gente de prazer; tem broa de fubá pra tomar com café coado no coador de pano; arroz doce, pinhão assado, pipoca, cuzcuz, cocada, batata doce... Não pense que esqueci o pé-de-moleque. É a história dele que me trouxe até aqui. As doceiras mineiras afirmam que essa deliciosa iguaria de amendoim torrado nasceu em Minas Gerais mesmo “uai” e que antigamente elas colocavam os tabuleiros com o doce na sacada das janelas para esfriar e os moleques vinham e vapt, roubavam alguns pra comer escondido (e o doce que já era bom, roubado ficava ainda mais doce) e elas gritavam, na vã tentativa de educar os meninos: “Pede, moleque!”. Parece que o nome do docinho foi deturpado só porque nossas doceiras não se importavam com o imperativo dos verbos. Quer saber, danem-se os imperativos da língua, dessa língua complicada que é a nossa. O que tem que imperar na vida, são as coisas simples, os bons momentos, as conversas com amigos de verdade, a doçura da voz dos filhos, as boas novas... Há alguns meses, minha filha, que mora em Minas, me disse que era a vez de ela ser mãe; e há poucos dias, me anunciou por telefone: “É um menino, mãe!”. Tenho que partilhar minha alegria ou vou explodir feito balão no ar. E aqui vai meu recado: Querido DH, estamos prontos (ou quase) pra receber você, cheios de amor pra dar. Venha com a beleza e a alegria de seus pais. Tenha bon appétit e fome de mundo. E quando precisar de mim, pede moleque!!!

9 comentários:

  1. Oh Elma... Duvido que nosso DH, vai se quer ter a chance de pedir tanto. Acolhido calorosa e carinhosamente, rodeado de tanto amor, acho mesmo é que ele vai ter um trabalhão recebendo tanto e dando conta de todo esse amor. Parabéns pra vcs todos. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Ohhh MÃE, estou simplesente ENCANTADA com esse artigo MARAVILHOSO que fez em homenagem ao nosso DH!!! Fiquei emocionada do início ao fim...
    E confesso que..............
    DEU DESEJO DE "PEDE MOLEQUE".
    Huuummm... estou salivaaando!!!
    Obrigada por tanto carinho!
    AMAMOS-TE!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo João, eu é que tenho que dar conta de tanto carinho incondicional que vem de ti... Obrigada!
    Beijão Jão :)

    ResponderExcluir
  4. Vem mesmo nosso querido Daniel Henrique. Vem trazer felicidades em nossos corações. Antes de vc ser um feto ainda na substância informe, vc já era bem vindo. Cada esticada, cada espriguiçada no ventre de nossa filha nossas emoções nos faz suspirar. Venha nosso "pezinho de Moleque" embelezar uma nova geração e juntamente com sua prima Bianca ponha um doce suave em nossas vidas motivando ainda mais nosso desejo de viver. Venha para a vida nosso pequeno "pé de moleque". Seus avós e o mundo te recebem com as bençãos de Deus.
    Te amamos muito,
    beijos do vovô Carlos Henrique

    ResponderExcluir
  5. Filha Amada, meu coração é que está encantado, batendo acelerado, feito um abestalhado emocionado, por vc ter gostado (afff rimou tudo, vai ficar assim mesmo)
    :)
    um punhado de beijossss...

    ResponderExcluir
  6. .
    ....... , . - . - , _ , .......
    ....... ) ` - . .> ' `( .......
    ...... / . . . .`\ . . \ ........
    ...... |. . . . . |. . .| ........
    ....... \ . . . ./ . ./ .........
    ......... `=(\ /.=` .........
    ........... `-;`.-' ............
    ........... `)| ... , ........
    .............. || _.-'| ........
    ........... ,_|| \_,/ ........
    ..... , ..... \|| .' .............
    ..... |\ |\ ,. ||/ .............
    .. ,..\` | /|.,|Y\, ............
    ... '-...'-._..\||/ .............
    ....... >_.-`Y| ..............
    ............ ,_|| ...............
    .............. \|| ...........
    ............... || ..........
    ............... || ...........
    ............... |/

    ResponderExcluir
  7. Ohhh Nanda... Coisa mais linda! Obrigada pelo carinho : )
    Beijão : D

    ResponderExcluir
  8. Achei linda a homenagem ao DH!!

    Foi muito criativa e carinhosa com o priminho da Bibi!!

    Ah,quero ver vc fazer esse tal Pé de Moleque pra gente...
    Já que a Fernanda não ficou com desejo,eu tô!!
    Mas,faz com pouco açúcar e muito amendoím!

    ResponderExcluir