terça-feira, 18 de janeiro de 2011

UM BOMBOM SÓ PARA ADULTOS


Todo mundo sabe que são os russos e os poloneses que dominam o mercado da mais famosa bebida destilada feita de grãos, ervas, figos ou batatas. Porém, Jean-Sébastien Robicquet, um enólogo francês da região de Bordeaux, vem mudando o curso dessa história. Ele decidiu inovar o tradicional negócio da família aproveitando as uvas cultivadas no terroir de Gaillac, uma pequena cidade milenar no sudoeste da França, para produzir vodca, isso mesmo, uma vodca feita com uvas francesas! Robicquet usou cepas das proximidades de Gaillac e Cognac, cultivadas a 300 metros de altitude e colhidas sempre de madrugada quando as temperaturas estão mais amenas; misturou técnicas seculares desenvolvidas por monges beneditinos com tecnologia de ponta; destilou o “vinho” por cinco vezes e o fermentou a frio. O resultado espetacular ganhou o nome de Cîroc, junção da primeira sílaba de duas palavras francesas, cîme (cume) e roche (rocha) em homenagem à região onde são produzidas uvas nas maiores altitudes. Foi apresentada em uma elegantérrima garrafa que bem poderia ter sido criada por um grande perfumista e hoje está presente nos ambientes mais requintados de mais de 40 países. Ela chegou ao Brasil em 2005, mas eu só a conheci semana passada, no baile de formatura de uma linda amiga, parabéns (e obrigada) Amália! Tenho uma quedinha por vodcas, mas a Cîroc é simplesmente apaixonante! É delicada e suave sem deixar de ser marcante; é perfumada e provocante; é deliciosa... Durante a festa, entre um gole e outro (outros e mais outros, confesso) descobri o que ela me fazia lembrar: um bombom, um inusitado bombom pra gente grande, um bombom que dá alegria e prazer!
A bebida é apresentada em três versões: a snap frost, a coconut e a red berry, garrafa azul, branca e vermelha respectivamente, as cores da bandeira francesa. Cá pra nós, o jeito bem francês, cheio de orgulho de dizer: essa vodca é dos gauleses!
As garrafas que encomendei ainda não chegaram, mas prometo dar sugestões com a bebida depois de fazer alguns (prazerosos) testes. Enquanto isso providencie a sua, desfrute-a purinha mesmo, só com pedrinhas de gelo, prepare umas besteirinhas para comer e divirta-se com amigos que sabem beber.
Santé!

3 comentários:

  1. oh líquido precioso!
    aguardarei as sugestões, elma.

    ResponderExcluir
  2. nem me fale... nem me fale!!! essa vodca é demais! Enquanto não mando sugestões, vai purinha mesmo, só com pedrinhas de gelo ; )
    bjo

    ResponderExcluir