quarta-feira, 31 de maio de 2017

O SUFICIENTE

Quem me conhece sabe que eu funciono como um trem: um vagão puxa o outro, uma conversa puxa outra e é aí que começa a viajação. Então vamos lá. Um dia desses, li na timeline de um amigo que ele havia sonhado com o pai, já falecido, e que o tal sonho fizera lembrar-se de uma frase que seu velho costumava dizer: “Nunca abaixe a cabeça nem levante o nariz, olho no olho já é o suficiente.” E é claro que eu não podia deixar de compartilhar tamanha sabedoria. Porém, foi o ‘suficiente’ que ficou ali, martelando meus pensamentos... o suficiente, o suficiente...
Fui atrás de um texto que li faz tempo, cujo título é Desejo o suficiente para você, de autoria desconhecida. Trata-se da despedida calorosa entre mãe e filha, presenciada por um estranho, em um aeroporto qualquer. Segue um pedacinho: -“Quando estavam se despedindo, ouvi a senhora dizer Desejo o suficiente para você. Posso saber o que isso significa?” –“É um desejo que tem sido passado de geração para geração em minha família. Meus pais costumavam dizer isso para todo mundo... Quando dissemos Desejo o suficiente para você, estávamos desejando uma vida cheia de coisas boas o suficiente para que a pessoa se ampare nelas...”  
Na cozinha, dizemos ‘o quanto baste’ quando não precisamos a quantidade do ingrediente na receita. O quanto baste é o suficiente! Nem mais, nem menos; é a perfeição do equilíbrio; é o bom senso alcançado; é pura delicadeza; é o tempero na medida justa, justa com todos os temperos... A vida se explica também e tão bem na cozinha! Quer saber, a partir de hoje, quando me perguntarem sobre as proporções em uma receita, ah, já estou com a resposta na ponta da língua, afiada como cutelo de açougueiro.
Aproveite a ladainha pra fazer uma Masala indiana, deliciosa e terapêutica, para temperar seus pratos: use cúrcuma, pimenta caiena, canela em pó, gengibre em pó, páprica doce ou picante (ou as duas), cardamomo, grãos de coentro ligeiramente tostados, cravo-da-índia, sal... As medidas, você já sabe! Saúde!
Bon appétit.


Um comentário:

  1. Acho que poucas pessoas conseguem mexer tão bem, tanto as panelas quanto as letras. Você é uma delas. Não sei as outras, mas você deve ser por esse motivo mesmo: porque funciona como um trem.

    ResponderExcluir