segunda-feira, 22 de maio de 2017

SOBRE AMANTES & SABORES



Há muito, muito tempo não escrevo. Não que esteja desiludida com as palavras ou com as comidas do mundo, que são meus temas preferidos; nem é por falta de tempo, que desculpa mais esfarrapada e feia não há; também não é por escassez de assunto ... É que ando meio calada mesmo, das falas faladas e das falas escritas. Há poucos dias deparei-me com uma postagem no FB, cujo título era: Quem é o seu amante? Abri. Era um texto de Jorge Bucay que começa assim: “Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um. Há também as que não têm, e as que tinham e perderam.” Geralmente, são essas últimas que vem ao meu consultório... Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona... Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança. Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: ‘Depressão’, além da inevitável receita do anti-depressivo do momento. Assim, após escutá-las atentamente... digo-lhes que precisam de um AMANTE! ... Amante é aquilo que nos ‘apaixona’, é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono, é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir... é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida... Às vezes encontramos o nosso ‘amante’ em nosso parceiro... alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis. Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo... Enfim, é ‘alguém’ ou ‘algo’ que nos faz ‘namorar a vida’ e nos afasta do triste destino de ‘ir levando’!... Por favor, não se contente com o ‘ir levando’, procure um amante... “ Entendi. Ando muda porque tenho um amante. Estou de namoro com a vida! É um amante complexo e simples ao mesmo tempo, verdadeiro, ético, humano, muito rico e belo... Refiro-me ao mais antigo “sistema de saúde e longevidade na tradição milenar da Índia”: o Ayurveda, que tem como um dos pilares, a Alimentação, ou seja, tudo aquilo que absorvemos através dos cinco sentidos. Cá estou eu, de novo, envolvida com a boa comida e seu poder de nos restaurar e nos elevar... Há alguns meses, já inscrita em um curso, quando soube que a comida exercia um papel muito importante no Ayurveda, arregalei os olhos, meu coração se expandiu, pensei: é aqui que vou ter as respostas para muitas das minhas indagações... Comecei a estudar para aprender mais sobre comidas, o uso das especiarias e suas funções terapêuticas, mas confesso que continuo por um monte de outras boas razões (mas isso é outra história). Ensinaram-me que uma refeição perfeita deve ter os seis sabores: o doce, o salgado, o ácido, o picante, o adstringente e o amargo, e que podemos equilibrar nosso organismo, aumentando nosso poder de digestão através do emprego adequado de cada um deles. É aqui que entram as especiarias com seus poderes “mágicos” de transformação e cura, além de encherem nossos pratos de cores e gostos diversos! Eu, que já tinha uma tendência a fazer algumas “bruxarias” na cozinha, agora estou mais atrevida, tenho aval! E posso afirmar, sem titubear, a cozinha é o útero da casa! Saúde!
Bon appétit!





2 comentários:

  1. Você não deveria parar com suas falas escritas nunca, Elma. É um prazer muito grande te ler, da mesma forma que (e isso só imagino) deve ser comer a tua comida.

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm também tenho implico de bruxaria na minha cozinha... quero fazer um curso desse, me avise no próximo! E adoro essa mescla de sabores tudo junto misturado! Bjs

    ResponderExcluir