segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

LINDO, CHEIROSO E GOSTOSO



Lindo, cheiroso e gostoso! Não é em nenhum ideal masculino que ando pensando, afinal aprendi a não mais desperdiçar meu tempo precioso. Ultimamente quem tem ocupado meus pensamentos é uma erva: o manjericão roxo. E é sobre ele que vamos conversar. Assim como outros tipos de alfavacas (manjericão de folha-larga), esta herbácea veio da Ásia tropical e da África. Na Índia, ele é planta sagrada e seu cultivo promove a felicidade no lar. Na Itália, quando oferecido em forma de ramalhete, representa bem-querença. Isso não é um mimo? E mais: ele é tão perfumado, que quando plantado em hortas e jardins, repele insetos e algumas pragas. Suas folhas brilhantes e rechonchudas são muito usadas na cozinha mediterrânea e entram no preparo de inúmeras receitas com tomates, bem como para fazer o tradicional “pesto”, aquele molho espesso feito com folhas de manjericão fresco, alho, azeite de oliva, queijo parmesão ralado e pinoli, tudo socado no pilão, pra comer com massa, um dos melhores pratos do mundo! O manjericão roxo é ideal também em saladas, omeletes, sanduíches... A delicadeza das folhas e o perfume marcante dão um toque de magia a uma infinidade de pratos. Gosto de acrescentá-las aos pratos cozidos, no último instante, para preservar a beleza e o sabor de cada folha. Dizem que é muito bom tomar o chá das folhas, depois de um dia de trabalho, pra relaxar e aliviar aquela dorzinha de cabeça de origem nervosa, pra renovar as energias do corpo e que se tomado depois das refeições, cuida da digestão. Não custa testar.
Sou doida por manjericão e a primeira vez que me deparei com a espécie roxa, no Ceasa de Goiânia, percebi que estava irremediavelmente apaixonada pela erva. Sou capaz de comê-la pura, crua, nua... Fiz uma salada de folhas verdes com morangos picados, cebola roxa cortada bem fininha, “miojo” triturado e frito em azeite de oliva (juntei à salada depois de bem frio pra não queimar as folhas) e um punhadão de folhas frescas de manjericão roxo. Reguei com molho suave de limão. Fingi que salguei. Ficou gostosa demais! Claro, tinha também um bocado de amor misturado, pois fiz para meu filho. Ele adora saladas. Comeu até.
Bon appétit!

Um comentário:

  1. Cheiroso e gostoso como a mulher amada; fácil de plantar e rapidamente pronto para ser colhido, tb adorei o Manjericão roxo!

    ResponderExcluir