terça-feira, 5 de julho de 2011

“PAI, COMEÇA O COMEÇO!”

“Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - ‘pai, começa o começo!’. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito. Meu pai faleceu há muito tempo e há anos (muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, ‘começar o começo’ de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas ‘tangerinas’ são outras... Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo meu pai quando lhe pedia para ‘começar o começo’ era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta... Quando a vida me parece muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para minhas mãos frágeis de uma criança, lembro-me de pedir a Deus: ‘Pai, começa o começo!’. Ele não só ‘começa o começo’, como costuma resolver um pouco mais de toda a situação difícil para mim. Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente. Sei apenas que eu irei sempre me garantir no amor eterno de Deus para pedir-Lhe, sempre que for preciso: ‘Pai, começa o começo!’.”
São pedaços de um texto recheado de emoção que minha querida amiga E.T., Regina Velloso, me enviou. Desconhecemos o autor, mas como nos identificamos com ele! Gostei tanto que tenho que passar adiante, feito segredo de receita boa. Quem nunca pediu ao pai, à mãe, a um ente querido, a um amigo do peito pra ‘começar o começo’ de alguma coisa? Quão prazeroso era ter o começo começado! Era a segurança de que tudo daria certo até o fim... Quanto à tangerina começada, de roupa rasgada, seminua, era salivar diante da promessa do gosto. Era o pregosto enchendo a boca de prazer anunciando um gozo maior que não tardaria. Carnuda, doce, suculenta, refrescante, cheirosa e harta, a tangerina é uma fruta cheia de personalidade, inconfundível, espetacular! Seu suco é perfeito para molhos, enriquece saladas de frutas e compõe com delicadeza saladas de hortaliças... Faço, e você também vai adorar fazer, uma combinação de beterrabas cozidas cortadas em meia-lua e gomos de tangerina que acompanha carnes e aves divinamente. Experimente! Monte o prato intercalando a beterraba e os gomos e regue com molho suave à base de azeite, suco de limão siciliano, uma merreca de sal e grãos de pimenta rosa e depois me conte. É uma salada simples, linda e deliciosa. Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário