quarta-feira, 29 de junho de 2011

DE MOLHO


Valha-me Deus, como alguns dias podem ser ácidos! Outro dia uma querida amiga me disse que estava “de molho”, tão forte era sua gripe. Respondi brincando que no caso dela, que é chef, “marinada” seria o termo mais apropriado. Esta semana, sou eu. Diabo de resfriadinho que vira resfriado, que vira sinusite, que vira gripe, que traz a dor de cabeça, a tosse, que inflama a garganta, esquenta o corpo, amolece os músculos, aniquila o olfato e mata de vez o apetite, qualquer apetite, todos eles. A vontade (se é que se tem vontades nesse estado) é mesmo de ficar de molho, aliar-se aos remédios, esperar o “bicho” morrer e resgatar aos poucos a saúde ferida. Passei a semana querendo colo, chá de mãe, caldinho leve, prontinho pra escorregar goela abaixo, sem esforço... Não tive colo nem chá de mãe (a minha não está mais nesse mundo), mas morrer de fome também não ia. Fui lenta e preguiçosamente pra cozinha, dia após dia... Segunda-feira, um caldinho de feijão com alho e pimenta me manteve viva. Na terça, foi um purê molinho com manteiga salgada que me sustentou. No meio da semana, uma panelinha de arroz basmati com meia-dúzia de dentes de alho, com casca e tudo, cozidos no arroz, espremidos e amassados depois pra virar um purezinho, me trouxe um alívio danado. Quinta-feira, mais repouso, mais comida reconfortante: sopa de legumes com caldo de galinha e açafrão... E a semana começada em preto e branco, ganhou uma corzinha, o nariz desentupido e o olfato de volta com o dom divino do gosto. Saúde é tudo! Fim de semana em família, um presente pra alma, pra compensar o desequilíbrio do corpo. Estou quase curada. Já tenho fome de comida de verdade. O sinal é bom. Estou virando vara de bambu que enverga, mas não quebra. Agora estão anunciando outra frente fria. Essa não me pega mais. Vou me fartar com bananas cozidas com especiarias que é um santo remédio e uma sobremesa que enche a gente de prazer... Providencie 2 bananas nanicas maduras por pessoa. Descasque e coloque-as inteiras em uma panela. Salpique canela em pó, açafrão, gengibre em pó e noz-moscada ralada. Coloque um quase nada de manteiga e um pouquinho de mel. Feche bem a panela sobre fogo baixo e cozinhe por 10 minutos aproximadamente ou até que as frutas amoleçam. Coma bem quente com uma bola de sorvete de creme. Delícia!
Bon appétit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário