quarta-feira, 8 de junho de 2011

SABOREANDO UM SONHO

Ontem eu tive um sonho. Um daqueles tão reais que ainda tenho, bem nítidos, alguns detalhes. Vou contar. Eu estava lendo uma revista, recostada em uma poltrona, quando uma criança miúda, um menino de oito ou nove anos, aproximou-se de mim trazendo uma posta de peixe grelhado sobre uma espátula e disse: “Coma e depois me diga o que eu aprendi hoje.” E o nosso pequeno diálogo desenvolveu-se mais ou menos assim: “Mas que peixe é esse?” Perguntei. E ele: “É salmão, não está vendo?” “E o que você sabe sobre o salmão?” Continuei. “É um peixe dos mares e rios europeus. Ele permanece na água doce até os três primeiros anos antes de nadar para o mar, mas para se reproduzir volta à água doce, muitas vezes ao mesmo rio onde nasceu. Ele serve de comida para outros peixes, ursos e gente.” “Estou vendo que você aprendeu a geografia e a história do bicho.” Ele insistiu: “Prove!” Provei. Ainda posso sentir o cheiro marcante de grelhado, o gosto salgado das bordas tostadas e o doce da carne rosa e macia do salmão. Estava tão bom que enquanto mordia, minha sequencia de hummms provocava uma alegria incontida no menino. Ele dava gargalhadas, feliz com minha reação positiva. Perguntei-lhe como conseguira preparar um peixe tão gostoso. “Li a receita, ora!” Respondeu-me de pronto. Ele continuava sorrindo, os olhos brilhantes fitados em mim. Concluí: “Hoje você também aprendeu a doar-se, a vibrar com a alegria do outro, a ter prazer em oferecer.” E ele se foi. Acordei. E o que será que eu tenho que aprender hoje? Ainda não sei. Por enquanto só estou saboreando meu sonho. Deu uma vontade doida de comer peixe, do jeito que mais me apetece: en papillote, que consiste em embrulhar um filet de peixe em papel-manteiga, feito um bombom, assar e servir assim, empacotadinho, pro freguês. Pego uma folha de papel-manteiga, passo um bocadinho de azeite, preparo uma caminha de vegetais (tomate cereja, abobrinha, pimentão, cebola ralada, salsinha...), deito o filet de peixe, tempero com flor de sal, pimenta moída na hora, rodelas de limão e rego com mais azeite. Fecho bem o “bombom”, coloco no forno pra assar por uns 15 minutos e pronto. Faço um pacotinho por pessoa, claro! Sirvo com arroz ou com cuscuz ou com fatias de pão italiano. Divino! Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário