sexta-feira, 3 de junho de 2011

O SENHOR DOS CÍTRICOS










Outro dia folheando um livro lindo- O Brasil bem temperado- antes de dormir, li: “O limão-siciliano é o verdadeiro limão. As outras variedades são limas azedas. Originário da Pérsia, foi plantado na Sicília pelos Mouros.” Nunca havia pensado nisso. Fui atrás de mais informação. A história do “pai das limas azedas”, o senhor dos cítricos, me encheu de curiosidade. Confesso que nunca li tantos dados e datas desencontrados. Descobrir que sua origem é incerta me deixou ainda mais curiosa. Os primeiros registros datam de 3000 anos, nas florestas do Himalaia. Foi muito utilizado no início da Idade Média nos navios árabes e espanhóis como único remédio contra o escorbuto. O nome limão vem do italiano limone, do espanhol lima, do árabe laymûn, do persa limou. O termo lima teria sido mantido para designar o limão verde. Talvez aqui more toda a explicação ou toda a (con)fusão dos nomes do delicioso fruto.
Limão ou lima azeda? Melhor deixar pra lá e focar no que nos interessa: o que fazer com eles. E tem um montão de coisas boas!
Minha avó paterna dizia que em toda casa tem que ter milho (ela tinha um milharal no quintal), alho e limão. Sem os dois últimos, realmente, fico perdida, de mãos atadas. O limão é mesmo uma dádiva. Ele entra nas mais diversas receitas doces e salgadas. É um realçador do paladar sem precedentes. É insubstituível. Experimente fazer esse Creme de limão que pode ser conservado na geladeira, tampado, por 3-4 semanas e fica divino com frutas, tortas ou com o que você bem quiser. Misture, em uma panela antiaderente, 5 ovos batidos, 200gr de açúcar, 175ml de creme de leite fresco, raspas e suco de 3 limões lavados. Apure em fogo baixíssimo, mexendo sempre com uma colher de pau por 15-20 minutos, sem deixar ferver. Se preferir, cozinhe em banho-maria, mas fique sempre de olho na panela. Quando o creme atingir a consistência de maionese, apague o fogo e coloque em potes esterilizados. Deixe esfriar por 5 minutos antes de vedar. Depois deixe a conserva esfriar completamente e então guarde na geladeira. Depois de aberta, consuma em uma semana. É de arrepiar de bom! Bon appétit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário