quarta-feira, 1 de junho de 2011

COMENDO AMBROSIA ÀS COLHERADAS

Comendo ambrosia às colheradas foi o que escrevi no meu perfil, em uma rede social, depois de chegar de uma pequena viagem de carro que fiz pra conhecer uma fábrica artesanal de panelas. Comprei uma senhora gamela de alumínio batido, lisinho e brilhante de dar inveja a muita prataria por aí. Coisa de roça, coisa mais linda! Mas, foi na volta para Cuiabá, em um bazar às margens da estrada, que me deparei com o sonho de consumo de todo cozinheiro: as panelas de pedra-sabão, muito populares no sul do país e em Minas Gerais. Aproveitei pra escolher uma, descansar um bocadinho, me recompor com uma rechonchuda fatia de melancia fresca e comprar um potinho do melhor doce do mundo: a ambrosia mineira. Retomei a estrada, cheguei em cima da hora pra trabalhar, feliz da vida! E como dever cumprido merece recompensa, a minha já estava geladinha à minha espera. Foram deliciosas colheradas de ambrosia que coroaram meu dia e aliviaram meu cansaço. Pois bem, dois dias depois de ter escrito a tal frase no meu perfil (o que rendeu um bocado de comentários de cúmplices na gulodice), uma amiga me disse, indignada, não ter conseguido ler a crônica do referido título... Mas que crônica Maria Rosa?! Não escrevi nada. Só contei em rede social o que estava comendo! Rimos um bocado. Ela não se contentou: “Pena. Sua frase daria um belo título e eu adoraria saber mais sobre esse doce.” Não podia deixar uma amiga-leitora aguada de vontade. Eis a melhor receita que conheço da guloseima. Ambrosia significa “manjar dos deuses do Olimpo que traz imortalidade”, sabia? Aproveite! Providencie 5 litros de leite pasteurizado, 1 kg de açúcar refinado, 9 ou 10 ovos frescos, pedaços de canela. Coloque o leite, o açúcar e a canela em uma panela e mexa bem para dissolver o açúcar. Leve ao fogo por 30 minutos sem parar de mexer para não grudar. Bata as claras em neve e depois de firmes, junte as gemas e continue batendo até ficar homogêneo. Derrame os ovos batidos sobre o leite, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. “Corte” em pedaços e deixe ferver por mais 10 minutos. Repita a operação, sempre em fogo baixo. Mexa de vez em quando para não desmanchar os pedaços e raspe o fundo e as bordas da panela para não grudar. Conte aproximadamente 2 horas, diante no fogão, de olho no doce. Depois de pronto, coloque em uma compoteira e sirva gelado. Se quiser e puder, coma às colheradas! Bon appétit.

4 comentários:

  1. Será que tem alguém que não enlouqueça com esse doce???
    : )
    Bjo Cris

    ResponderExcluir
  2. Esse doce é um manjar dos deuses. Pena que leva tanto açúcar, se não fosse isso eu ficaria comendo o dia todo e todo dia. Mas não pode, é pecado mortal comer tanto açúcar. No entanto eu me arrisco e como vez ou outra uma colherada.
    abraços

    ResponderExcluir