terça-feira, 10 de abril de 2012

SÓ MESMO SANTO EXPEDITO

Cá estou eu, vazia de ideias ou cheia demais delas... Lembrei-me de Clarice Lispector durante uma entrevista: “Escrevo quando quero, não sou profissional. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo, agora eu faço questão de não ser um profissional, pra manter minha liberdade...” Amanhã é terça-feira, dia de mandar pra redação do jornal, meu escrito semanal. Só mesmo Santo Expedito, o santo das causas urgentes, pra me tirar dessa... Seu dia é 19 de abril, quando foi flagelado até sangrar e depois decapitado por ordem do Imperador Diocleciano, em uma província romana da Armênia no ano de 303. Conta-se que o santo- que de santo ainda não tinha nadinha- era comandante e chefiava mais de seis mil soldados. Era jovem, destemido, muito fogoso e devasso. Mas o rapaz foi tocado pela Graça do Espírito Santo e decidiu converter-se ao cristianismo atiçando, assim, a ira do imperador... Sonia Abrão conta em seu livro, Santas receitas, que o jovem fora tentado inúmeras vezes pelo Espírito do mal, sob a forma de um corvo que gritava “Crás, crás...” (Amanhã, amanhã) na tentativa de fazê-lo adiar sua conversão, mas o santo pisoteou o bicho e gritou firmemente: “Hodie!” (Hoje!). Expedito em latim significa rápido, por isso o santo é invocado nas causas urgentíssimas. Ele não deixa pra amanhã o que tem que ser feito hodie. Que me sirva de lição! Como tudo com nosso santo é rápido, o pãozinho de Santo Expedito, também fica prontinho em minutos. Vamos à receita: Pão de minuto de Santo Expedito: 4 xícaras de farinha de trigo, 4 ovos, 4 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de fermento em pó, ½ colher (sopa) de sal, ¼ de xícara de leite. Agora peneire a farinha, faça um furo no centro e coloque o restante dos ingredientes. Misture e amasse bem, até desgrudar das mãos. Faça pãezinhos, pincele com gema de ovo e asse em forma untada até ficarem douradinhos. É bom no café da manhã, no lanche da tarde, no lanchinho da madrugada... Bon appétit!

Um comentário: