
Estou tendo um caso. Não um caso de amor, nem um caso de paixão, muito menos uma daquelas lunáticas aventuras secretas. Estou tendo um caso de admiração. Pois é, admirar é experimentar um sentimento de prazer, de espanto, de surpresa diante do que é belo, do que é bom, do que bem feito. Meu caso de admiração é com Elizabeth Bard, uma jornalista americana- e uma cozinheira- de mão cheia que mora em Paris. A moça já escreveu sobre um bocado de coisas e dizem que o suflê de chocolate que ela faz beira o pecado original, de tão bom que é. Em
Almoço em Paris, uma simpática história de amor recheada com receitas
délicieuses, Bard mergulha no, digamos, misterioso mundo francês e nos revela, com perspicácia, sensibilidade e extremo bom-humor suas memórias e suas impressões sobre esse país e seu povo,
à la fois egoísta e solidário, arrogante e fraterno... A escritora acha que as centenas de queijos produzidos em solo gaulês são a expressão máxima do caráter francês: “Pode haver um exterior duro, cascudo, até mesmo fedorento. Você decide se quer cortá-lo para atingir o coração denso, derretido (às vezes picante).” E que comparação bem temperada!
Almoço em Paris é um livro encantador. Quer saber, qualquer almocinho em Paris pode ser encantador e virar seu mundinho de pernas pro ar- sem trocadilho, mas entenda como quiser e se puder, almoce por lá. São 380 páginas que a gente devora, lambendo os dedos, sem pestanejar. Difícil foi escolher uma receita pra compartilhar aqui... Mais francês que um purê de batatas, só mesmo outro purê:
Purée de Céleri (Purê de Batata e Aipo), esse beira o orgasmo, garanto. São 750g de batatas e a mesma medida de aipo descascados e cortados em cubos, 2 ou 3 colheres (sopa) de manteiga, sal e pimenta do moinho. Encha uma panela com água fria e um pouco de sal. Coloque as batatas e deixe ferver. Junte o aipo e continue fervendo até que ambos fiquem tenros. Escorra e amasse tudo em fogo bem brando. Tente obter uma consistência grossa, pois trata-se de um purê rústico e alguns pedaços mal amassados são bem-vindos. Adicione manteiga, sal e pimenta. Sirva em seguida ou coloque num prato para gratinar, nesse caso, adicione mais manteiga (que se danem as artérias) e um punhado de queijo Gruyère ralado.
Bon appétit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário