domingo, 4 de outubro de 2009

"OLHA QUE COISA MAIS LINDA..."



Ninguém precisa ser apaixonado por esportes pra sentir a energia boa que emana de cada um deles. Hoje essa mesma energia multiplicada por milhões de corações está no ar, pulsando... A vitória é verde, agora é fato, é verdade; ela é doce, doce e suave; ela refrigera a alma e tem cheiro de mato molhado... Queria achar um jeito de contribuir com essa grande festa e exercer minha brasilidade. E só podia ser com comida, claro! Foi no lindo livro da Morena Leite, Brasil Ritmos e Receitas, que encontrei a resposta: uma sobremesa verdinha, doce, suave e refrescante como a vitória da Cidade Maravilhosa sobre as altivas concorrentes; um creme com superfície dourada feito medalha de ouro, o crème brûlée de capim-santo. O nosso capim-santo também conhecido como capim-cidreira ou capim-limão é uma planta perene, uma moita de lindas folhas verdes, finas e longas que quando friccionadas entre os dedos exala um delicioso perfume doce e cítrico. Tem inúmeras propriedades medicinais, é um santo capim. Tem um cheiro inesquecível de infância, de quintal de casa, de gente simples que sabe o valor do mato.
Até 2016 vão ser sete anos recheados de esperança e de entusiasmo, coisas que alimentam a alma... Enquanto isso, adoce os momentos com essa sobremesa que é a... "coisa mais linda, mais cheia de graça...” e deliciosa!
Providencie 500gr de folhas de capim-santo, 1 ½ litro de creme de leite fresco, 100gr de açúcar mascavo, 120gr de açúcar, 100ml de leite, 10 gemas. Bata o capim com o leite no liquidificador e passe pela peneira. Acrescente o creme de leite e leve ao fogo. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme espesso e claro. Assim que o creme de capim-santo estiver frio, junte a mistura de gemas, distribua em 12 cumbuquinhas e cubra com papel-alumínio. Asse em banho-maria por aproximadamente 15 minutos a 180°. Retire, deixe esfriar e leve à geladeira para firmar. Na hora de servir, polvilhe com açúcar mascavo e queime com maçarico. Esse doce pode ser servido depois de um bom churrasco, uma peixada ou até uma feijoada carioca... Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário