terça-feira, 20 de outubro de 2009

ALMA DE BRUXA



“A chuva ainda cai do lado de fora... E eu só consigo imaginar minha horta... Meu pé de manjericão deve estar florido e perfumado, ele adora chuva! Mesmo aqui eu gosto de sentir o perfume da terra molhada e se pudesse iria dançar sob essa chuva de água doce... Ainda não entendo... ainda não sei o que fiz para que me trancafiassem aqui... Me lembro das manhãs que passava cuidando das minhas plantas, colhendo algumas folhas para os chás... – Queria saber porque estou aqui... – Você é uma bruxa? Você faz bruxaria na sua casa? – Faço chás, infusões e perfumes... – Bruxa!!- é o eco das vozes em volta de mim.”
Somos doidas, somos santas, feito aquela do poema “A serenata” da Adélia Prado; pra bruxa e fada não nos falta mais nada... toda mulher tem um punhado das duas. Eu só conheço mulher bruxa. Mulheres que arrancam poesia do cotidiano mesquinho; mulheres que pintam em telas, as flores da vida; mulheres mães de dois ou três de uma só vez; mulheres que aprenderam línguas, fizeram as malas e voaram; outras que engolem sapos por medo de viverem aos trapos; mulheres que venceram males invencíveis; e tem aquelas que cozinham, cozinham e fazem com que “pedaços de jiló virem pimentões recheados”, só pelo prazer de servir; e outras tantas, ora doidas, ora santas... Só não dá pra conviver com bruxa alcoviteira. Pra essa não dê brecha! Só muita reza e ramo de pimenteira curam o veneno da bruxinha mexeriqueira.
Vem do livro Afrodite, de Isabel Allende (essa sagrada doida que faz bruxaria com as palavras), a receita das Maçãs Feiticeiras, uma sobremesa deliciosa, fácil de preparar e cheia de magia... Providencie 4 maçãs grandes vermelhas sem casca, 2 colheres de leite condensado, 2 colherinhas de açúcar, 1 tacinha de xerez, 1 colher de manteiga, 1 colher de suco de limão, casca de limão, cravo, canela, cerejas para enfeitar. Deixe as maçãs de molho em água fria com limão por dez minutos. Unte com manteiga tigelas pirex individuais e salpique um pouco de açúcar em seu interior. Tire as sementes das maçãs e recheie-as com leite condensado, limão, canela e cravo. Umedeça-as com o licor e um pedacinho de manteiga. Tampe cada tigela com filme plástico e cozinhe no microondas por 7 minutos. Retire, deixe esfriar e enfeite com cerejas e uma pitada de canela. Sirva em temperatura ambiente para a manteiga não endurecer. Bon appétit.

Um comentário: