quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ELA... NIGELLA!



“Fico fascinada com o trabalho de mulheres sinceras, bacanas, que fazem comidas descomplicadas... uma mulher que não tem frescuras, que não faz comida metida, faz comida de verdade, inventa pratos rápidos para facilitar a vida. Ela usa temperos dos quais tem vontade- quando quer, coloca na receita creme de leite, manteiga, valoriza o sabor, o prazer de comer bem... é uma pessoa real na cozinha...” É assim que Carla Pernambuco nos apresenta Nigella Lawson... Uma mulher alegre, calorosa, cheinha de vida e outros atributos que dão a ela uma beleza e uma sensualidade fora dos padrões e fazem de sua comida o resultado do “seu jeito de ver a vida”, recheado de criatividade e salpicado de ousadia... Como tem que ser!
No seu livro, Nigella Express, ela nos lembra: “Na cozinha, como na vida, nós damos certo da maneira como podemos.” As treze partes do livro nos ensinam divertidamente (inteligentemente, agradavelmente e por aí vai) a fazer pratos rápidos sem abrir mão do sabor nem da qualidade, seja em família ou entre amigos; a correr contra o relógio até na hora de comemorar, preparando uma “festa à jato”; a ter uma dispensa prática; a ser um(a) cozinheiro(a) versátil e cuidadoso(a); ela nos inspira a comer melhor, a viver melhor... Pra ela, eu tiro o chapéu, a touca, o boné, a boina, a tiara...
Foi mais que difícil escolher uma receita da Nigella pra colocar aqui; passei horas só folheando e me deliciando com as imagens do livro. Salivei, salivei... Resolvi que tinha que ser um doce pra combinar com a carinha dela. Escolhi. Fiz. Comi. Agora é a sua vez! O clafoutis tradicional que vem da região Limousin, na França, é uma massa cremosa, recheada de cerejas e assada lentamente. Na versão da Nigella, a receita é ainda mais fácil; ela usa cerejas morello sem sementes e “manda bala” no cozimento.
Ponha 2 colheres de chá de óleo vegetal em uma forma para torta com cerca de 22cm de diâmetro. Coloque a assadeira no forno e pré-aqueça a 220 graus. Numa tigela, misture 75gr de farinha de trigo com 50gr de açúcar, junte 4 ovos (um de cada vez) e 300ml de leite. Quando o forno atingir a temperatura desejada, misture 350gr de cerejas à massa (usei cerejas frescas; os carocinhos não valorizam o doce, mas também não tiram seu glamour; aliás, se os problemas do mundo fossem como caroços de cerejas, seria moleza: a gente cuspia e pronto), tire a assadeira quente do forno, despeje nela a massa e devolva-a ao forno por cerca de 30 minutos. Retire. Deixe descansar por 10 minutos ou mais e polvilhe com açúcar de confeiteiro se desejar.
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário