segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

LIVRANDO O PERU DO MICO



Nas mesas de fim de ano, o aspecto que se repete em todo o mundo (ou quase) é a fartura... Deliciosos pratos são saboreados e regados a bebidas que explodem em forma de bolinhas brilhantes feito fogos de artifício no céu... É hora de festejar, espantar os males da alma e atrair sorte, prosperidade, saúde e paz (e tem mais?!)
“ O momento da virada parece suspenso entre o passado e o futuro...” Prolongue este instante mágico espalhando arranjos com porçõezinhas lindas de comer (pães variados, patês, saladinhas levemente temperadas, queijos, geleias, frutas secas, castanhas...), sobre as mesas, as mesinhas e os balcões de casa; assim, convidados, comes e bebes serão como peças de um mosaico em movimento durante toda a festa, recheando o ambiente de energia boa; e a gente ainda faz uma boa ação livrando o peru do mico de passar a noite inteirinha ali, todo assadinho, de pernas pro ar...
Aqueça a hora do brinde acrescentando 3 gotinhas de molho de pimenta Tabasco em cada taça de espumante (para os mais atrevidos, claro!). Prepare também um refrigerante natural colocando um dedinho de xarope de groselha natural no fundo de um copo cilíndrico alto e complete com água mineral gasosa bem gelada e sirva com cubinhos de gelo feitos com uma folhinha de hortelã ou tirinhas de casca de laranja colocadas previamente em cada forminha. É um mimo!
A velha frigideira de ferro ou de cobre ganha charme e beleza usada para servir coroas de damasco, tâmaras, nozes... Ouse com o que você tem em casa.
Frutas frescas que compõem a Sobremesa Final Feliz (uvas, morangos, figos, ameixas, framboesas, jabuticabas e cerejas com cabinhos), são lavadas, banhadas em gelatina morna, escorridas e colocadas em grandes fruteiras de porcelana e em seguida fartamente polvilhadas com açúcar de confeiteiro e armazenadas na geladeira por algumas horas antes de serem servidas. O açúcar dá um efeito de neve sobre as frutas e encanta os convidados. É de lamber os dedos!
Surpreenda até na hora do cafezinho de despedida: sirva cada xícara acompanhada de uma colherzinha previamente molhada no chocolate meio-amargo (derretido em banho-maria) e colocada sobre uma base coberta com papel manteiga que permanecerá na geladeira até a última hora.
São idéias simples e fáceis que espero, alimentarão sua imaginação para que sua ceia seja um sucesso!
Bonne année 2010! Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário