segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

COLESLAW



Parte do planeta é castigada com gelo, outra parte pega fogo e escalda a gente em suor sob um sol que não dá trégua (é desse lado que estou agora)... É enchente que mata, seca que definha. É de endoidecer gente que antes parecia sã. Como meus miolos ainda não estão fritos e acabo sempre encontrando um sentido pra essa bagunça toda, cá estou eu de novo aproveitando um gancho, desta vez o das intempéries da natureza pra seguir com meus escritos de comida, que sem ela (Deus nos livre!), a vida perde um bocado do encanto. É esse calor pra capeta nenhum por defeito, esse suorzinho que brota feito orvalho quente e uma sede que não aplaca que me enchem de (ins)piração e me fazem pensar em uma saladinha simples, mas muito saborosa: a salada coleslaw. Apelidada de repolho doce e salada crocante de repolho, esta salada típica americana é uma herança deixada pelos colonizadores dos Estados-Unidos. É uma velha conhecida, sempre presente em piqueniques, churrascos e acompanha com perfeição qualquer sanduíche.
A base desta salada, você já sabe, é o repolho, uma hortaliça rica em vitaminas, preciosa para o aumento da resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos, poderosa contra infecções, hemorragias e envelhecimento precoce e uma aliada eficaz no combate às doenças do aparelho respiratório. O repolho branco é depurativo do sangue e estimula a digestão. Deve ser consumido cru e bem mastigadinho. O roxo, por sua vez, favorece a produção de hormônios e auxilia na queima de gordura além de lindo e gostoso! E qualquer um deles, branco ou roxo, casa perfeitamente com cebola, cenoura, pepino, pimentões... e calor!
Para fazer a salada coleslaw, para 4 pessoas, você vai precisar de ½ repolho branco cortado em tirinhas finas, 4 cenouras raladas, 4 cebolinhas picadas (aquelas usadas para fazer conserva), 4 colh. de sopa de vinagre de vinho branco, 2 colh. de sopa de açúcar, 20 ml de creme de leite , 1 colh. de sopa de mostarda, suco de 1 laranja. Misture o repolho, as cenouras e as cebolas. Reserve. Dissolva o açúcar no vinagre. Misture o creme, a mostarda e o suco de laranja. Junte os dois líquidos até obter um molho liso. Derrame sobre os legumes e misture delicadamente. Leve à geladeira por aproximadamente 1 hora antes de servir. Refresque-se!
Bon appétit!

2 comentários: