segunda-feira, 5 de julho de 2010

CUIABÁ, SP, PARIS, LONDRES, BERLIM...



Já passava da meia-noite. Mesinha de boteco, espeto de coxinha de asa de frango, arrozinho branco, tomate picadinho no molho de vinagre, mandioca cozida quase derretendo na boca, farofa de... farinha mesmo. Comida perversa. Bebida alcoólica nem pensar, meu amigo ainda estava se recuperando de uma semana em Sampa regada a vinho, saquê e outros líquidos desidratantes, agora só coca-cola mesmo pra botar as coisas no eixo, e nada de zero, light, diet, que de porcaria o corpo já anda saturado. Papo vai, papo vem, diário de viagem falado, esmiuçado, como se viver sem narrar o vivido fosse viver pela metade. Contar é viver o fato de novo só pra oferecer um pedaço: escuta só, experimenta aí um pedaço do que aconteceu comigo! Pronto, a prosa estava em dia; era o passado recente passado a limpo. E o assunto descambou pra o que poderia ser degustado nas próximas viagens. Meu jovem amigo que se sente inteiramente à vontade em SP, Paris, Londres, Berlim (e mais um bocado de lugares bacanas) sem nunquinha ter comungado com essas três últimas capitais, me veio com uma frase à la Lispector: “Elma, meu espírito parece velho, velho assim de vivência, sabe? Mas como?! Se ainda não vivi??”. A essa altura não dava pra filosofar a respeito, a digestão começava a ser feita, o cansaço batia, argumentar sobre o que poderia ser um déjà-vu de vivência era demais pra mim. Respondi com uma gargalhada, daquelas que ficam guardadas no fundo do peito, e ficou por isso mesmo. Pagamos a conta, aliás, ele pagou (justiça seja feita). Saímos. Mas antes de nos despedirmos ele me preveniu: “Vê se não vai se empolgar e sair escrevendo tudo o que a gente conversou aqui.” Como não, querido amigo, se vivo aproveitando os ganchos pra documentar pedaços de vida? Melhor não me ameaçar ou conto o resto, que de resto, não tem nada. Obrigada por mais uma boa hora vivida juntos e aprenda a fazer o Franguinho tonto de que você tanto gosta.
Tire a pele de 6 sobrecoxas desossadas; tempere com o suco de 1 limão e ½ pacote de creme de cebola; enrole uma fatia de bacon em cada pedaço, coloque em uma assadeira, distribua pétalas de cebola roxa entre os pedaços e um punhado de manjerona ou alecrim por cima; cubra com vinho branco seco ou cerveja mesmo e leve ao forno até dourar. Coma com arroz integral e cenoura raladinha pra diminuir a culpa. Bon appétit.

2 comentários:

  1. Elma,

    tudo aperitivo!!!! O prato principal era sua companhia mesmo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Merci Joao : )
    Saudadocê moço bonito...
    Bisous

    ResponderExcluir