quinta-feira, 8 de julho de 2010

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DA COPA



Frango lembra goleiro desatento... Laranja lembra você sabe quem... Então lá vai: pra ninguém dizer que não falei da Copa, melhor encarar os fatos e ver o lado bom das coisas (tem que ter um). Não lamentemos por esses milionários do mundo futebolístico; convide os amigos pra uma refeição, prepare um delicioso Frango ao molho de suco de laranja e bola pra frente, que do jeito que os ponteiros correm, 2014 vai chegar num piscar de olhos e o mundo vai girar, de novo, em torno de uma bola.
Frango, pato e outras aves ficam simplesmente divinos com suco de laranja. Existem centenas de versões desse molho. O suco da laranja combina com vinho branco seco, gengibre, mel, mostarda forte, cebola, pimenta-do-reino moída na hora e mais um bocado de coisas... Fazer um molho requer bom senso, equilíbrio na dosagem de cada ingrediente e atenção, só isso. Um bom molho enriquece a refeição; é envolvente, abre o apetite e suaviza carnes de sabor muito acentuado.
Doure pedaços de frango temperados com limão, sal e pimenta do reino em uma frigideira com um pouco de óleo e manteiga. Retire os pedaços e na mesma frigideira refogue uma cebola roxa picada; regue com um cálice de vinho branco seco para que todo o “suco do frango” se despregue da frigideira e deixe evaporar um pouco. Junte um copo generoso de suco de laranja natural, gengibre ralado e deixe ferver. Experimente! É assim que se acerta o molho, experimentando e ajustando os ingredientes ao gosto do freguês... Ácido demais? Junte uma colherinha de mel. Doce demais? Um pouquinho mais de sal e raspas de noz-moscada resolvem. Ralo demais? Retire um pouco de líquido da frigideira, junte uma colherinha de amido de milho, dissolva bem, misture de novo ao molho, deixe ferver sem parar de mexer com o fouet e pronto. Reserve sempre um pouco de suco para o caso de o molho ficar muito espesso. Um molho perfeito deve ser brilhante, homogêneo, aromático e suave. Ele foi feito para acompanhar a carne e não para camuflá-la. É um casamento bem sucedido (pelo menos na cozinha ainda há esperança). Tudo isso me lembra Isabel Allende: “A mão boa para fazer um molho é como a mão boa para fazer uma massagem, atributo valioso e escasso.” Mas isso é outra história. Sirva o molho sobre os pedaços de frango e bon appétit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário