quarta-feira, 17 de novembro de 2010

COZINHA PRA LÁ DE CRIATIVA



Uma amiga antenada me mandou um link. Já está nas bancas o Guia Brasil 2011 com a lista dos restaurantes “estrelados” e há um monte deles pra quem quiser checar. Mas são os bares, os botecos e os botequins, as pastelarias, as barracas de praia e mais um punhado de “portinhas suspeitas” que foram conferidos pelos repórteres do renomado guia, com o intuito de desvendar um universo gastronômico brasileiro que está longe de ser cravado com uma mísera estrelinha, mas é pra lá de curioso e original, além de encher o céu da boca de qualquer cristão, com combinações no mínimo divertidas.
Em sua próxima viagem a Salvador, seja corajoso e vá ao Bar Pimentinha (Boca do Rio) que abre só às segundas (a estranheza já começa por aqui). O proprietário, que é descendente de Índios, acolhe a clientela com um “banho de sete folhas”, o maço serve para dar sorte e tirar mau-olhado. Até aí tudo bem. Mas o melhor (?) está por vir. O prato-mor do estabelecimento é o Frango de encruzilhada, servido inteirinho, recheado com farofa e apresentado ao cliente com uma vela acesa espetada na carne. Afff... Devore a ave sem pensar muito, mas antes reze para o Senhor do Bonfim ajudar na digestão.
Porém, se é Belo Horizonte o seu destino, o Bar Temático, no bairro Santa Tereza é a bola da vez. O barzinho é imbatível no quesito bom humor. A especialidade do lugar é a Frustração di noiva, preparada com lingüiça atropelada (fritinha e despedaçada), acompanhada de mandioca mole. E será que dá pra se divertir com isso? A gastronomia popular oferece mesmo um mundo de possibilidades. Neste campo, a cozinha sisuda, elitista, estressante e cheia de frescuras não serve nem pra despacho.
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário