segunda-feira, 29 de novembro de 2010

À MESA COM MONET



Claude Monet se instala definitivamente em Giverny (80 km de Paris) com a mulher e seus oito filhos em 1883. É na bela casa desta pacata cidade que o artista empenha-se em criar um ambiente deliciosamente aconchegante como o que reina em suas telas. Ali Monet oferece almoços inesquecíveis a seus amigos igualmente famosos (ele preferia receber para o almoço, pois gostava de acordar cedo no dia seguinte e entregar-se à sua arte). Descobri, não sem surpresa, que Monet não cozinhava, mas fazia questão que a refeição fosse preparada com cuidado e esmero. “Há relatos que o gênio impressionista ficava de ótimo humor diante da perspectiva de uma boa refeição, porém era preciso ter cautela nos dias em que ele estava descontente com sua pintura.”
O livro, À mesa com Monet, que reúne curiosidades, receitas e fotos de endoidecer gente sã, revela de forma deliciosa e encantadora a intimidade da família e quelques secrets culinários do pintor, desvendados a partir da descoberta de seus cadernos de receitas, todas adaptadas pelo Chef Joël Robuchon do L'Atelier em Paris e trazidas para a nossa realidade por outro Chef, Claude Lapeyre, residente em nosso país.
Virar as páginas do livro é transportar-se ao passado, à virada do século XIX; é entrar na casa do artista e ser parte do espírito do lugar; é testemunhar o casamento perfeito do azul & amarelo; é percorrer seus jardins; é sentar-se à mesa e desfrutar das iguarias preparadas em panelas de cobre, como se fôssemos um de seus ilustres convidados. É, sobretudo sentir-se à vontade com Monet e lamentar não ter, verdadeiramente, saboreado uma fatia de vida ao lado dele.
Entre tantas receitas de sopas, ovos, molhos, entradas, aves, carnes, carnes de caça, peixes e crustáceos, sobremesas, ter que escolher uma é quase um castigo. A eleita foi a de Cebolas brancas recheadas. Anote: 4 cebolas grandes, 250gr de porco assado picadinho ou moído, 2 colh. sopa de cebolinha picada, 2 colh. sopa de ervas aromáticas frescas, 150gr de queijo do tipo suíço ralado. Agora corte uma tampa de 1cm de cada cebola. Branqueie-as em água fervente por 30 min. Escorra e deixe esfriar. Retire o miolo deixando a cebola com 1cm de espessura. Recheie com a mistura de carne, cebolinha, ervas e a metade do queijo. Ponha em forma untada e leve ao forno até dourar. Polvilhe com o resto de queijo.
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário