segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ORA-PRO-NÓBIS


Ora-pro-nóbis é um desses matinhos que crescem à toa, sem eira nem beira, largadinhos ali no fundo do quintal, coisa de Deus. A plantinha cresce “sem regra nem regas” lá pelas bandas de Sabará, sede do Festival do ora-pro-nóbis. O objetivo da festa é consolidar a verdura como prato típico daquela cidade mineira. As folhinhas são arrancadas do pé, lavadas, cortadas ao meio e refogadas em pouco óleo, mexendo sem parar até perder aquela babinha característica dos cactos. Pronto. Depois é só servir com o que Minas tem de melhor: marreco, frango caipira, costelinha de porco, angu de milho... É comida de roça, de preparo simples, sem muita técnica. É comida fácil de fazer, boa de comer. A planta que também produz frutos comestíveis (ainda não provei) e cujas folhas são verde-escuras tem gosto suave, é fonte de beta-caroteno, é rica em cálcio, fósforo e ferro. Ela está presente em diferentes países (Estados-Unidos, México, Cuba, Austrália, Índia, Filipinas, Israel...), mas parece que é no solo mineiro que a erva fica feliz e dá, dá, dá...
Saí em busca da verdura, achei (em uma bandejinha de isopor e embrulhada em plástico, mas achei!). Comi com cebola roxa, alho, cenoura, abobrinha verde, pimentão amarelo, tudo refogado no azeite e temperado com tomilho, um raminho de manjerona e regado com um pouquinho de caldo de carne. Fui atrás da origem do nome, em vão. Só sei que vem do latim e significa Rogai por nós. E já num tá bão, sô?! Fica aqui minha sugestão para a Ceia de Natal: qualquer coisa com ora-pro-nóbis, pato, marreco, o tradicional peru, porco, massa, saladas (tem até sorvete da folha)... O importante é que nunca nos falte comida pra compartilhar com os amigos, ora-pro-nóbis! Que floresça em nós a semente do amor ao próximo, ora-pro-nóbis! Que sejamos fonte de alegria e gratidão, ora-pro-nóbis! Que nossos filhos, os filhos deles e todas as crianças sejam cobertas de bênçãos e tratadas a pão-de-ló, ora-pro-nóbis! Que respeito a tudo e a todos seja espontâneo e natural como mato que cresce no fundo do quintal, ora-pro-nóbis! Que nossa gula seja perdoada, ora-pro-nóbis! E que, se não for pedir demais, SP/Paris vire ponte-aérea para nós, ora-pro-nóbis! Afinal, não só de comida vive o homem. Feliz Natal!
Bon appétit!

Um comentário:

  1. carmembatistaabdala@yahoo.com.br9 de julho de 2012 às 05:55

    Ora-pro-nobis é Pereskia aculeata,aqui em Santa Catarina,pra ser mais exata em Tijucas,minha amiga cultiva e faz farinha para pao que fica uma delícia,comi no cafe da manha. Uso as folhas em quase todos os pratos aqui em casa, feijão,frango ensopado ,carne e também para chá.

    ResponderExcluir