sexta-feira, 4 de março de 2011

FRUIT DE LA PASSION



Uma amiga me enviou um link. Abri e li: “Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão acompanhando, há pouco mais de um mês, o desenvolvimento de um maracujá que cresce em formato de órgão sexual masculino. O fruto foi plantado há dois anos pela dona de casa Maria Rodrigues de Aguiar Farias, 53 anos, em um balde, no quintal de sua casa, em São José de Ribamar (MA).” Pois bem, segundo ela, o fruto em questão nasce ovalado como qualquer maracujá, mas depois se desenvolve com “aquele formato”. Um dos pesquisadores de recursos genéticos vegetais da Embrapa, Marcelo Cavallari, afirma que é a primeira vez que um fruto com tais características aparece no Maranhão e que a mutação genética seria a única explicação plausível para o fenômeno que, a meu ver, bem poderia ser chamado de maracujinto. Ele acrescenta: “Como todos os frutos têm o mesmo formato, a possibilidade de má formação é menos possível”. Má formação Sr. Cavallari?! E ele não para por aqui: “O aspecto é saudável, não está doente. Tirando o formato, é sadio.” Tirando o formato?! Mas o que há de errado com a forma do fruto?! A natureza é perfeita e sabe o que faz, sempre soube. Eu confio.
Dona Maria anda assustada com o alvoroço em torno da casa dela e ainda não abriu os portões do seu, digamos, Jardim do Éden maranhense para os pesquisadores. Mas o que é isso dona Maria?! Deixe os cientistas fazerem o trabalho deles! É para o bem de todos. O maracujá, todo mundo já sabe, é um ansiolítico natural e gostoso, a espécie maranhense então, nem se fala... Fico por aqui, imaginando uma plantação inteirinha do inusitado fruit de la passion e um bando de mulheres fazendo a colheita, felizes da vida! Será que a dona Maria me arruma uma mudinha?
Enquanto a felizarda dessa história não se decide, use o velho e bom maracujá redondinho pra fazer essa receita do chefe Olivier Anquier. O vinagrete de maracujá que pode ser usado para regar camarões ou uma salada. Anote: 1 maracujá grande, 1 colher de sobremesa de shoyu, 1 colher de chá de óleo de gergelim e 1 de mel. Basta peneirar a polpa da fruta para separar as sementes, juntar os outros ingredientes e misturar bem. Bon appétit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário