segunda-feira, 23 de maio de 2011

DE CHORAR DE PRAZER

A vida é no mínimo um assombro. Um dia a gente abraça e chora com a mãe que perdeu seu único filho e percebe a dor da namorada que vê desfeita a esperança de um futuro cheio de graça. Em outro, abraça-se noivos, vivos de corpo e alma, tão cheios de projetos. Há ainda aqueles dias coloridos, com cheiro de filho que volta pra casa, desta vez trazendo mulher e filha e a casa ganha tons, sons e sabores novos, um deleite! E num piscar de olhos, eles se vão de novo e agora é o vazio que enche a casa. Há dias mornos que passam despercebidos, mas há dias surpreendentes, com momentos que nos sacodem e nos fazem acreditar que fizemos algo que valeu a pena... Madame Lispector escreveu: “Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E outras coisas”. Mulher sabida essa!
Outro troço esquisito é outono-inverno em país tropical. A oscilação entre quente e frio é uma constante, por essas bandas, nesta época do ano. O corpo reage do jeito que pode, revindica comida diferente, reclama. É só prestar atenção pra ver que durante essas estações temos fome de outros alimentos, diferentes daqueles que nos dão prazer e nos refrescam na primavera-verão. O tempo muda, o corpo muda, o apetite muda. Ainda bem que tudo muda! No outono-inverno ficamos mais preguiçosos e queremos mais comida, combinação prazerosa, mas um tanto quanto perigosa. É aqui que entra o bom-senso (coisa que me escapa de vez em quando) para se ter o máximo de prazer e quase nenhum arrependimento. É com minha receita de Sopa de cebolas, de chorar de prazer, que me esbaldo no outono-inverno. Ela me dá energia, calor, resistência, alegria e é muito, muito leve. Experimente!
Conte sempre uma cebola grande por pessoa. Essa dá pra quatro famintos. Anote: 4 cebolas roxas em rodelas, 3 colh. sopa de manteiga e 1 bem cheia de farinha de trigo, 4 xícaras de caldo de carne, 1 colh. café de açúcar mascavo, 4 colh. sopa de queijo gruyère ralado (ou outro de sua preferência) para gratinar, pimenta moída na hora, noz moscada ralada, 4 torradas. Doure a cebola na manteiga com o açúcar. Depois de bem dourada, junte a farinha e mexa bem para cozinhá-la. Coloque o caldo de carne, a pimenta e a noz moscada. Cozinhe sem tampar por 15 minutos. Coloque em cumbuquinhas com uma torrada por cima coberta com o queijo ralado. Leve ao forno quente por alguns minutos e sirva em seguida. Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário