segunda-feira, 23 de maio de 2011

SOPA DE ROMÃ

Foi um encontro breve com uma amiga. Ela me abraçou e disse: “Li um livro que é a sua cara.” Acho graça quando as pessoas dizem que tal coisa é a nossa cara. E acabam sendo mesmo. Quase sempre são coisas recheadas de detalhes reveladores que mostram como somos percebidos pelos outros, gostemos ou não.
Em se tratando de livros, logo imaginei que seria sobre comida já que minha amiga me conhece o bastante e sabe da minha gula por leitura gastronômica. “É Sopa de romã. Amanhã passo por aqui e deixo pra você.” O título me encheu de curiosidade e, claro, me deu água na boca. Sabia que ia gostar. Minha amiga gosta das coisas certinhas, não fala pelos cotovelos, cumpre o que promete. No dia seguinte, eu já estava com o livro nas mãos, mas sem dedicatória, fazer o quê, a Daniele é assim mesmo, não gosta de frescuras... Agora estou em dúvida, será que o livro era só emprestado?! Tarde demais querida amiga, ele já está com um bocado de notas que fui obrigada a fazer enquanto lia. Depois te recompenso com um jantarzinho. E obrigada pelo mimo! Sopa de Romã é um delicioso romance, escrito por Marsha Mehran e traduzido por Nina Horta, recheado de receitas que fazem babar qualquer filho de Deus. Na cozinha de uma antiga pâtisserie, em um vilarejo da Irlanda, três irmãs iranianas que fugiram da revolução em seu país criam um “oásis persa”. Em pouco tempo, os mistérios das especiarias usadas nas receitas do Café Babilônia, invadem as narinas e os sentidos dos habitantes. As fragrâncias provocam um efeito mágico e a vida no povoado, até então insossa e destemperada, ganha novos sabores... Uma das receitas me encantou: a sopa de lentilhas cor-de-rosa, “sedutora na fragrância, é tão simples de fazer quanto o nome sugere”. Providencie 2 xícaras de lentilhas secas rosadas, 7 cebolas grandes picadas, 7 dentes de alho amassados, 1 colh. chá de cúrcuma em pó, 4 colh. chá de cominho em pó, azeite de oliva, 7 xícaras de caldo de galinha e 3 de água, sal, pimenta-do-reino moída na hora. Cubra a lentilha com água e ferva por 9 ou 10 minutos. Escorra e reserve. Frite no azeite 6 cebolas, alho, cúrcuma e cominho até dourar. Junte as lentilhas, o caldo, a água, o sal, a pimenta. Ferva. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 40 minutos. Frite o resto da cebola em azeite até ficar crocante e sirva sobre cada porção. Apaixonante!
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário