quinta-feira, 26 de maio de 2011

A SANTÍSSIMA TRINDADE DOS AROMAS

O nome coentro vem do grego koris que significa “percevejo”, aquele inseto que se prolifera em roupas de cama mal cuidadas. A comparação se deve ao fato de as folhas e as sementes do coentro, quando verdes, possuírem um cheiro semelhante ao produzido pelos indesejáveis bichinhos fedidos. Felizmente, uma vez amadurecidas, as sementes perdem esse odor, detalhe que não acontece com as folhas. Dane-se a semelhança. Eu adoro a erva inteirinha, como tudo. O coentro é parente da suave salsinha, apesar de ter cheiro e gosto inconfundíveis. Originário do sul da Europa e do Oriente Médio, o coentro já foi muito usado como remédio das doenças digestivas e como calmantes. Hoje a deliciosa erva é largamente usada como tempero e faz sucesso em cozinhas do mundo inteiro. A folhinha é tão popular no Oriente Médio que ganhou o apelido de “salsinha árabe”.
O cominho, por sua vez, tem um sabor bem peculiar; seu gosto fica entre o da pimenta e o anis. Os romanos usavam-no como pimenta, já os celtas temperavam seus peixes, e os árabes, como condimento para um monte de pratos. Essa erva de folhas pequenas e verdes, dá flores brancas e rosadas e nasce espontaneamente no Egito até a Índia e nos países banhados pelo mediterrâneo. Experimente-o com peixes, moquecas, carnes e deixe-se levar pela magia de seu sabor sensual e marcante.
A cúrcuma ou açafrão-da-índia ou ainda gengibre amarelo é também chamada de açafrão-da-terra; é “priminha” do gengibre e é a base do tempero indiano que conhecemos como curry. É da sua raiz, seca e moída, que se produz o pó amarelo intenso e brilhante que vai dar cor e calor aos pratos. A cúrcuma dá vida a muitas receitas. É uma coisa linda!
Experimente juntar os três em um mesmo preparo e delicie-se! O Arroz Santíssima Trindade.
Banhe cubos de salmão sem pele com suco de limão e mais as raspas. Coloque em uma forma, regue com um pouco d’água, junte algumas folhas de limão, cubra com papel alumínio e leve ao forno quente. Retire depois de alguns minutos e reserve a água. Cubra o peixe para não ressecar. Em uma panela, coloque manteiga e azeite, cebola picada, sementes de coentro, cominho e cúrcuma e refogue tudo. Junte arroz basmati, cubra com a água do salmão e deixe cozinhar. Depois de cozido, junte os pedaços de salmão. Misture. Decore com ovos cozidos picados. Regue com suco de limão. Salpique coentro fresco picado e sirva generosas porções.
Que nossa comida seja sempre abençoada; que ela nos alimente e nos dê prazer; que seu aroma nos remeta a outros mundos e nos encha de felicidade... Em nome do coentro, do cominho e da cúrcuma, bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário