domingo, 30 de agosto de 2009

LAMBENDO OS DEDOS



Uma amiga querida que adora colocar frases interessantes no MSN, me mandou essa aqui de William Shakespeare: "É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos." Ainda bem que lambo os meus com prazer.
O que é lamber senão re-conhecer o des-conhecido através da língua. Filhotes lambem e são lambidos ao nascerem, é o bichinho experimentado, reconhecido, adotado. As mães não o fazem com suas crias (bem que gostariam), experimentam por outros meios, a saborosa maternidade. Os bebês, que critérios ainda não têm, lambem, lambem e na ponta da minúscula e curiosa língua está a descoberta do novo, é fome de fome e fome de mundo. E o pequenino explorador segue feito felino, lambendo o que lambível lhe parece. Levam absolutamente tudo à boca, enquanto as mães se descabelam com tamanha lambição... “Nãooo, eca, é caca!”. E lá se foram, empurrados pela língua, uma asinha de barata ou um chiclete alheio mastigado ou um pedaço de papel, um botão, uma bituca de cigarro... Comida que é bom, é cuspida, rejeitada... Bicho esquisito é criança. O pior é que elas crescem e as estranhezas da idade miúda, viram graça, saudade...
Coincidência ou não, o fato é que no mesmo dia em que recebi a mensagem da minha amiga, uma outra, minha chef préférée que não perdeu o gosto pelas coisas simples da infância, me enviou uma receita de lamber os beiços, os dedos, o prato. Agora estou eu aqui, falando de lambição, de lambança de criança, o texto surgindo aos poucos, feito retrato tirado no lambe-lambe... Impressionada com a destreza e o valor de tão bizarro órgão. Dispa-se das frescuras, ponha a mão na massa dessa Cuca de maçã que vai lhe trazer um gosto esquecido, quase perdido daqueles velhos e bons tempos de melecagem, digo, molecagem... A cuca é um bolo típico alemão coberto com uma farofa doce e recheado com frutas. Para fazer a sua, você vai precisar de 1 xíc. de açúcar, 4 colh. de sopa de margarina, 3 ovos (clara e gema separadas), 2 xíc. de farinha de trigo, 1 colh. de sopa de amido de milho, 1 colh. de café de fermento, 1/2 xíc. de leite, 1 pitada de sal, raspas de 1 limão, 2 colh. de sopa de suco de limão e 2 maçãs gala com casca e sem miolo. Para a farofa: 2 colh. de sopa de margarina, 1/2 xíc. de açúcar, 3 colh. de sopa bem cheias de farinha de trigo e canela em pó. Misture o açúcar, as gemas, as raspas de limão e a margarina até ficar um creme clarinho. Junte o leite, a farinha, o amido de milho e o sal. O fermento e as claras em neve vão por último. Para fazer a farofa, misture os ingredientes e amasse com a ponta dos dedos pra ficar bem soltinha. As maçãs são fatiadas bem finas e regadas com o suco de limão. Essa mistura é colocada em cima da massa e depois coberta pela farofa. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por 45 minutos. Coma pelo menos um pedaço com as mãos e depois, claro, lamba os dedos!
Bon appétit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário