sábado, 7 de novembro de 2009

CONVERSA PRA BOI DORMIR

“Cheguei a uma idade em que o amor, a ambição e a riqueza se tornam insignificantes diante de um bife realmente bem grelhado.” (Somerset Maugham)
Não sei ao certo que idade tinha o grande romancista e dramaturgo britânico (nascido na França), quando escreveu isto, mas não devia estar muito distante da minha hoje... Valha-me Deus, meus valores estão mudando...
Quanto vale um bife realmente bem grelhado? Todo carnívoro que se preze conhece seu valor e confessa sem pestanejar que o tal bifinho grelhado no capricho está bem perto do topo da lista dos prazeres mundanos. Aproveitando o gancho, vou contar a origem do nome do pedaço da vaquinha que conhecemos por filé... O saboroso pedaço tenro e suculento bem no miolo da parte superior traseira do animal não tinha nome. Preservá-lo e comercializá-lo era preciso e a ideia de colocar o precioso pedaço em uma espécie de redinha, um filet, mudou a vida dos cozinheiros e assadores franceses da época (desconheço nomes e datas referentes a essa história, désolée). O tal filet deu-lhe uma forma arredondada e simétrica facilitando seu manuseio, preservando seu suco e enriquecendo sua apresentação. Mas será que toda essa história não passa de conversa pra boi dormir? Melhor deixar pra lá. Hoje o pedaço pode não vir mais em redinhas, mas não perdeu a nobreza nem o nome de família. E quem nunca caiu na rede dos prazeres da carne, "atire a primeira faca!"
Aqui vai o pulo-do-gato para se obter um medalhão de filé tenro, macio, suculento e saborosíssimo... Compre medalhões de filé de 2cm aproximadamente de um bom fornecedor. Aqueça bem a frigideira ou chapa com um pouco de manteiga salgada, jogue uma pitada de açúcar cristal na manteiga para que doure ligeiramente e frite cada filé separadamente de um lado e de outro, sem jamais espetar ou espremer exageradamente a carne. Passe um por um e mantenha-os aquecidos antes de servir com seu molho preferido. Meus amigos adoram com molho de queijo que faço com 230gr de roquefort ou gorgonzola e 500gr de creme de leite fresco. Derreto o queijo no creme em fogo brando mexendo sem parar com o fouet. Ajusto o sal e acrescento raspinhas de noz-moscada antes de banhar os medalhões. Um risotinho de legumes casa com perfeição com esse filé. Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário