sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ESTÔMAGO

Imagine um conto de fadas para adultos, no gênero do filme francês ‘O fabuloso destino de Amélie Poulain’ e dirigido por Almodóvar... O resultado seria, no mínimo, surpreendente!
Pois é. Estômago é bem isso, “uma fábula nada infantil sobre poder, sexo e gastronomia.” E que diabos eu andei fazendo pra nunca ter ouvido falar antes dessa beleza de filme nacional? Imperdoável. A obra, dirigida por Marcos Jorge, é simplesmente imperdível! Um misto de comédia e drama, em um contexto cru, quase cruel, salpicado de verdades amargas, outras ardidas, outras doces, todas tão, tão reais... O nordestino Raimundo Nonato (interpretado divinamente por João Miguel) acabou de chegar a SP, sem dinheiro e sem endereço (até aqui, uma história banal, quase um clichê). A coisa começa a mudar quando ele consegue um trampo em um boteco medíocre da capital e descobre sua verdadeira vocação: a culinária. A reputação de suas coxinhas espalha-se pelo bairro e nosso ‘herói’ é contratado para trabalhar em um restaurante italiano. Ali, Nonato digere, sabiamente, cada um dos ensinamentos sobre a arte de cozinhar. Aprende sobre ervas, gostos, bebidas, cheiros; aprende a doar-se enquanto cozinha. A essa altura, o tempero do amor já perfuma suas noites com Iria (a talentosíssima Fabiula Nascimento), uma prostituta pra lá de gulosa. Paralelamente a essa história, cenas do cotidiano de Nonato, em uma prisão, nos levam a crer que ele cometera um crime... É na cela que seus dotes culinários fazem com que ele transforme seu destino (e o destino dos outros detentos). Prisioneiros e aprisionados pelo estômago, todos são bandidos e vítimas em uma sociedade com base nas relações de força e poder. Ri, salivei tantas vezes, estarreci-me, tive até que 'ter estômago' para algumas das cenas e como valeu a pena! Um filme vibrante, inesquecível.
Escolhi uma receita do filme que retrata o amor, já que o ódio anda solto por aí. Romeu e Julieta com gorgonzola, já provou? Corte fatias grossas de goiabada cascão e depois modele pedaços menores com aro de alumínio na forma que quiser (coraçõezinhos ficariam lindos). Faça o mesmo com o gorgonzola. Sirva como sobremesa, intercalando o doce e o queijo, sobre um prato bonito. Bon appétit.

2 comentários:

  1. Bela descrição Elma! =) Quase comprei um gorgonzola esse fim de semana.. preciso experimentar!!! Bisous

    ResponderExcluir
  2. E sou muito grata a vc pela indicação dessa obra... Bisous mon cher ami : )
    elma

    ResponderExcluir