terça-feira, 18 de outubro de 2011

RELACIONAMENTOS SÃO COMO SUFLÊS

Quando li: “O autor nasceu para escrever sobre qualquer coisa ligada à gastronomia. Esse livro arrebatador sobre comida, e sobre a vida, foi uma deliciosa surpresa.” “Uma história inspiradora sobre como recolher os cacos com uma espátula de cozinha!” Não hesitei. Comprei o livro. Se você é como eu, gosta de histórias de forno e fogão, encontros e desencontros, também compraria. Aliás, compre-o se quiser. Pode ser que o problema esteja comigo e a chata seja eu, e não Bob Spitz, o autor de Aprendiz de cozinheiro. A obra não é ruim, mas também não sei dizer o que ela é. Os parágrafos longamente descritivos me fizeram saltar centenas de linhas para passar logo de um capítulo a outro. Submeti-me até a perder alguns dos valiosos segredos extraídos de muitos mestres cozinheiros. Fiquei semanas, empacada, na página 106 de um total de 355 (sem contar os agradecimentos) e decidi que a partir dali ia ler somente o início e o fim de cada página e pronto, só pra não deixar inacabado o que havia, antes cheia de entusiasmo, começado. E foi assim que cheguei às ‘breves palavras finais’ do autor. Fui, porém, deliciosamente surpreendida pelo último parágrafo: “... qualquer relacionamento, nessa etapa avançada da vida, é como um suflê. Precisa dos ingredientes certos para se começar, de muito cuidado amoroso, e da consciência de que se tem de trabalhar muito nele para que o ar possa sair. Se não, como qualquer idiota sabe, tudo o que se consegue é uma sopa.” Parei pra pensar. Eis uma verdade: relacionamentos são como suflês. Não sou boa com suflês. Será que também não sou boa com relacionamentos!? Tenho que fazer um suflê! Fui em busca da receita que me livraria do ‘feitiço’. Achei uma relativamente fácil. Vou testá-la, vai que... Soufflé au fromage (suflê de queijo do Olivier): 150g de queijo gruyère ralado fino, 60g de manteiga, 40g de farinha, 400ml de leite, 4 ovos, noz-moscada, sal, pimenta e páprica picante. Derreta 40g de manteiga em uma panela, junte a farinha e misture. Cozinhe por 2 minutos. Junte o leite quente aos poucos, mexendo sem parar e cozinhe por mais 7 minutos. Tempere. Adicione o queijo ao molho e misture. Retire do fogo. Unte uma forma para suflê e aqueça o forno a 200°C. Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Deixe o molho esfriar e junte as gemas e as claras em neve, misturando delicadamente, de cima para baixo. Coloque a massa na forma e leve ao forno por 30 minutos ou até estar crescida e dourada. Sirva em seguida. Bonne chance. Bon appétit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário