terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

NO LIMIAR DO ENJOO

Até então não havia lido melhor frase que aquela da senhora Lispector a respeito de comida sofisticada. Clarice disse assim em sua crônica Comer: “Certas comidas requintadas demais estão no limiar do enjôo de estômago. Requintada demais dá cócega ruim: e eis atingido o limiar. Pois também comida boa tem algo de rude nela.” Outra mulher, Gabrielle Hamilton, diferente no estilo, mas muito sabida e habilidosa com as palavras, escreveu o seguinte: “Nada de espumas, nem comida ‘conceitual’ ou ‘intelectual’: apenas as coisas doces, salgadas, amidoadas, sumarentas, frescas que se deseja comer quando se está com fome de verdade.” Nem parei pra pensar. Concordei de cara e melhor ainda, fiquei feliz. O requinte exagerado nunca me seduziu, nem nunca seduzirá meu paladar. Não tenho talento pra frescuras nem meu estômago pra palhaçadas. Quem me conhece e conhece minha fome sabe o que estou tentando dizer. Quem tem fome de verdade quer comida de verdade: ovos quentes e moles temperados com sal e pimenta moída na hora, ovos mexidos, ovo frito com pão fresco, ovo; frango inteiro assado no forno e servido com arroz branco, salada de batatas cozidas e lambuzadas com maionese caseira; o bifão nosso de cada dia com rodelas grossas de cebola douradas no próprio suco da carne pra comer com pão, ou com arroz e feijão, ou com farofa (qualquer boa farofa serve); o clássico dos clássicos: macarronada ao sugo; salada de tomates maduros temperados com limão, azeite e sal e cebolinha verde; sopa de legumes, densa e cremosa; pudim de leite, doce de leite, ambrosia... Todo bicho comível, nas mãos de um bom assador vira iguaria e todo cozinheiro que cozinha com paixão vira chef. É mais ou menos por aí que se faz comida boa de verdade. Quer fazer um simples pão com ovo virar notícia? Pegue uma fatia de um bom pão de forma ou pão italiano e faça um buraco no meio com um aro (no formato que desejar) do tamanho de uma xícara pequena. Aqueça uma frigideira antiaderente e unte com azeite. Coloque o pão, doure levemente dos dois lados e quebre um ovo no buraquinho. Abafe para que a gema cozinhe um pouco. Descubra e tempere com sal e pimenta moída na hora. Retire cuidadosamente com uma espátula e sirva com salada. Duvido que Clarice reclamasse do meu pão com ovo. Bon appétit.

3 comentários: