segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

UMA COLHERADA DE GELEIA

Um dia desses, lendo Encore Provence, o livro que encerra a trilogia do inglês Peter Mayle sobre a região da Provence, no sul da França, me deparei com a seguinte frase: “O turista é apenas uma colherada de geleia. Bem-vindo mas não essencial.” Fiquei empacada ali na página vinte, analisando a metáfora. Quanta coisa nessa vida é só uma colherada de geleia! Valha-me Deus, corremos atrás das doces colheradas de geleia quase todo o tempo. Agora estou às voltas com uma pequena reforma em casa: armários de cozinha que aguentem o peso das minhas panelas, plantas frutíferas que suportem viver em vasos, móveis para o jardim e como evitar ali a maldita presença das benditas pererecas saltitantes que tanto me apavoram... O essencial está lá, já é uma belezura, mas quem se contenta? A gente quer mesmo é a geleia sobre a fatia de pão fresco; não basta o pão, essencial e perfeito, vai entender... A gente não quer um carro prático, tem que ser O carro; não sonhamos com um homem bacana, tem que ser O cara; sapatos de salto alto não bastam, tem que ser um Louboutin altíssimo; panela virou sonho de consumo; férias em família não nos satisfazem mais, a Polinésia Francesa é o próximo destino; um bom amigo (que já é uma coisa rara) não apazigua nossa alma, temos que ter O melhor amigo, O parceiro, O cúmplice; não basta ter saúde, tem gente vendendo a alma pro diabo pra ser magro, sexy e jovem forever... A lista é demasiadamente longa e assustadora, melhor parar por aqui. Bicho estranho é gente! É difícil mudar, admito, então faça a Geleia inesquecível de framboesa, lambuze-se sem culpa, afinal não só de puro pão vive o homem. Use 450g de framboesas frescas ou congeladas e 450g de açúcar. Coloque em uma panela e apure em fogo baixo, mexendo de vez em quando até as frutinhas amolecerem e o açúcar dissolver. Quando ferver, deixe mais 6 ou 7 minutos até obter o ponto. Coloque em potes quentes esterilizados e vede. Tem gente que se incomoda com as sementinhas na geleia, nesse caso, passe-a ainda quente pela peneira e pronto. Eu não ligo, até prefiro com. Bicho tem osso, e fruta ou tem semente ou caroço, é assim. Bon appétit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário