segunda-feira, 28 de setembro de 2009

DESEJO FLORES A VOCÊ...



Meia-dúzia de frases por telefone e pronto, estava marcado o cafezinho pra não perder o bom e velho hábito que alimenta e renova a velha e boa amizade. Naquela tarde, um assovio moleque fez as vezes de campainha (não sabia que minha amiga assoviava com tamanha desenvoltura), pra minha inveja pois já cheguei à beira da desoxigenação cerebral tentando aprender a arte do tal sopro musical. Danada! 1x0 pra você. Regadas a um petit noir, as novidades foram tecidas uma a uma sem espaço pros detalhes, já que o encontro não passaria de uma agradável meia-horinha. Depois que nosso papo foi interrompido por um telefonema de outra amiga pedindo detalhes do preparo de uma salada de rosas, o assunto descambou pro lado das flores, em particular das comestíveis, claro! Sem contar que minha amiga estava usando uma linda saia florida e eu uma blusa cor-de-rosa. Saquei na hora: é o equinócio de setembro, é primavera no hemisfério sul, a primavera austral, que começa em 23 de setembro e vai até 21 de dezembro. É o reflorescimento da flora e da fauna terrestres. As coisas começam a mudar pra melhor... O que vou dizer periga parecer piegas, mas lá vai: o amor está no ar. Não resisto à tentação de citar Cecília Meireles: “A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega...” quer você perceba ou não.
Voltemos às nossas flores de comer que devem ser obrigatoriamente cultivadas sem nenhum produto químico e regadas com água filtrada. A capuchinha dá cor e um gosto ligeiramente apimentado às saladas. A lavanda, de sabor ímpar com tons cítricos, é perfeita para chás, biscoitos, sorvetes. A viola odorata é uma linda violeta doce. As pétalas de rosas dão cor e sabor a saladas e guarnições. Amor-perfeito são florezinhas delicadas, adocicadas e decorativas que flutuam sobre sopas e cremes. Os cravos têm sabor doce parecido com noz-moscada. Desfrute dos hibiscos, da flor de cebolinha, das petúnias... A Salada Primavera da Chef Eliane Carvalho é uma explosão de cor e sabor em um lindo bouquet de carpaccio de salmão... É de chorar de prazer!
Faça um mix de 3 ou 4 folhas verdes, palitinhos de cenoura e salsão, flores comestíveis de sua preferência. Embrulhe no carpaccio de salmão e amarre com cebolinha verde escaldada. Faça um molho vinagrete com suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino quanto baste. Prepare uma redução de suco de laranja e maracujá (reserve as sementes para decorar). Misture tudo. Coloque o bouquet no prato e regue com o molho. Delicie-se e aprenda com cada primavera a se “deixar cortar para poder voltar sempre inteira”. Bon appétit!







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário