domingo, 4 de abril de 2010

CASCA NOVA



“Mudar de casa, mudar de casca, mudar de recheio...” Estou de casca nova. Ainda meio perdida no espaço novo que só reconheço como meu porque está recheado de pedaços de mim... A bagunça-organizada é a dona da casa. Valha-me Deus! Só encontro o que não preciso (cadê as facas de corte, a cafeteira, a colher de bambu??)... É estreia na cozinha e parece que fiquei canhota de uma hora pra outra; a panela é bela, mas ainda uma desconhecida; intimidade com o fogão novo, só daqui um bocado de dias. É a vida do avesso; um avesso necessário para um recomeço direito. Felizmente existem os amigos e amigo de verdade, acha tudo perfeitinho, mas amigo também tem fome... E quem tem fome quer o quê? Comer. Era Sexta-feira Santa e não deu nem pra pestanejar; o primeiro jantar na casa 24 ia mesmo se realizar sem nenhum protocolo inaugural: arroz jasmine (aquele típico da cozinha tailandesa) que quando começa a fritar, exala um cheirinho irresistível de pipoca fazendo a boca salivar; medalhões de filé pra dourar na manteiga e comer com mostarda forte; legumes em fatias no azeite pra acompanhar; vinho tinto pra regar tudo e só. Éramos cinco. Um casal de amigos de lonnnnnga data, um mais recente, um outro recém-chegado, mas não menos bem-vindo que os demais e eu. Cinco almas marinadas no bem-estar do convívio amistoso em torno da mesa posta. Me dei conta que ali estavam dois homens de culturas diferentes, um árabe, o outro judeu, um diante do outro, brindando pra celebrar a Páscoa; ambos exalavam bom-humor e alegria, como tem que ser, como deveria ser... Compartilhar refeições é treinar a paz mundial em casa; é aceitar o diverso; é respeitar as diferenças e aprender com elas; é o prazer de descobrir a igualdade na aparente desigualdade das pessoas; é desarmar o coração... Foi assim meu jantar de Sexta-feira Santa. Santa sexta-feira pra me dizer que na casa 24, reinará sempre a harmonia entre a diversidade; haverá fartura de sabores à mesa e alegria a serem compartilhadas... Amém.
Se esta não for a receita da felicidade, o ponto de partida (mesmo que minúsculo) em direção à paz entre os homens, então não conheço outra....
Bon appétit!

2 comentários:

  1. parabéns pela casa nova e pela receita de estréia, elma.

    ResponderExcluir
  2. Merci mon cher ami :)
    Me senti a precursora da paz mundial... kkk...
    bjo

    ResponderExcluir