segunda-feira, 12 de abril de 2010

CANCAN NORDESTINO



O cancan, todo mundo já sabe, é coisa de francês. A capsicum chinense, apesar do nome, é nativa da bacia amazônica. Muito popular nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, esta planta vigorosa, com hastes verdíssimas, produz lindos frutos pungentes que vão do verde ao amarelo alaranjado. No litoral nordestino, ela entra no preparo de molhos feitos na hora: é picadinha e esmagada ainda fresca, com caldo de peixe, cebola, alho e coentro pra acompanhar deliciosos pratos à base de frutos do mar. Estou falando de uma frutinha danada, que queima por fora e por dentro, enchendo a gente de calor e prazer... Apelidada carinhosamente de Arriba-saia por ser tão ardida que dela não escapam nem as moças de boa família que, sem o menor pudor e por total desespero, levantam as saias pra abanar a boca (e outras partes mais íntimas, dizem as más línguas) e aliviar o ardor que sentem ao prová-la. Nossa pimentinha gosta de clima quente e úmido, com solo fértil, profundo e bem drenado (hum, isso explica um bocado de coisas) e é a mais brasileira das capsicum. Confesso que ainda não arribei a saia, ou melhor, ainda não provei a diaba, mas vontade não me falta (estou falando de experimentar a pimenta) e prometo contar tudinho aqui quando isso acontecer... Por enquanto só dá pra imaginar o espetáculo proporcionado por algumas moçoilas provando, ao mesmo tempo, o tal molho arrebatador... E lá estão elas, pegando fogo, as bailarinas nordestinas, quase como no Moulin Rouge, num balé improvisado, sainha pra cima, sainha pra baixo, sainha pra lá, sainha pra cá... Danou-se!! Quem mandou experimentar a arriba-saia, menina assanhada?!
Esta receita fantástica foi dada no quadro Me leva Brasil do programa você já sabe qual. Anote aí e boa sorte! 250gr de camarão, 3 dentes de alho, 1 pitada de sal, 4 folhas de manjericão, 3 galhos de coentro, 3 de cebolinha e 3 de salsa, ½ pimentão picado, ½ cebola picada, ½ tomate picado, 1 xícara de leite de coco, suco de ½ limão, 6 rodelas de banana-da-terra. Lave o camarão e coloque em uma frigideira untada. Junte todos os ingredientes; por último o leite de coco e as rodelas de banana por cima. Cozinhe por 20 minutos. Junte 2 colheres de dendê; o molhinho ardido entra por último e está pronta sua Moqueca de camarão com arriba-saia. Bon appétit!



2 comentários:

  1. Estou chegando na sexta de manha... ja providenciei uns agrados pra tu. Vou ver se consigo achar a pimenta pra vc provar, plantar, regar, colher e temperar teus pirao!
    Abracao e ate sexta

    ResponderExcluir
  2. ai ai ai... isso não vai prestar... kkk... : )
    Ou vai???????
    inté Jão
    beijos

    ResponderExcluir