terça-feira, 6 de abril de 2010

ELVIRA & EU



Você certamente já ouviu o ditado “mente desocupada é a oficina do diabo”. Pois bem, foi um desses momentos que me fez participar de um Quiz proposto em uma rede de amigos da internet: “Que personagem dos filmes da Sessão da Tarde é você?” (como se a sessão da tarde ainda fizesse parte das minhas tardes). Meia dúzia de perguntinhas bobas, respondi, cliquei, enviei. Resultado: “Você é Elvira, a excêntrica personagem principal do filme Elvira, a Rainha das Trevas, que choca todo mundo numa cidadezinha do interior... blablabla.” Veja você, eu não conhecia o filminho, mas um amigo, doido por cinema, ficou rosa shocking de tanto rir com a tal comparação e logo deu um jeito de marcar uma sessão da tarde na noite de sábado pra tirar a prova dos nove. Foi uma hilária e deliciosa descoberta. A protagonista do filme é exagerada, de gosto meio duvidoso (estou sendo gentil), picante, temperadíssima, mas muito envolvente e sobretudo original. Temos um bocado de coisas em comum, isso não dá pra negar ( primeira sílaba do nome, estampa de oncinha, peitões em decotões, uma vida recheada de surpresas e por aí vai...), porém o que mais me surtou é que Elvira e eu temos exatamente a mesma panela: uma linda Le Creuset azul, de onde pode surgir de um tudo... Não resisti à tentação e batizei minha panela que agora tem nome e sobrenome, e se brincar, Elvira Rios vai virar a estrela da minha cozinha. Mente desocupada é ou não é a oficina do diabo?
Prepare-se. Com Elvira vai ser uma comidinha demorada só pra ela poder mostrar todo seu calor e fazer você gemer de prazer... ou seja, uma receita de cozimento lento, sobre fogo brando e constante pra você apreciar o prato.
Na véspera, coloque pouco mais de 1kg de músculo cortado em cubos médios em uma marinada feita com 1 garrafa de vinho tinto seco, 1 colh. sopa de azeite, 2 cenouras grandes cortadas em rodelas grossas, 1 cebola grande em pétalas, 2 dentes de alho inteiros, 1 folha de louro, 5 grãos de pimenta-do-reino, 1 cravo-da-índia. No dia seguinte, escorra a carne e frite os pedaços em fogo alto com um pouco de óleo. Junte a cenoura, a cebola e 30gr de manteiga. Deixe cozinhar por 15 minutos sem tampar. Polvilhe 1 colh. sopa bem cheia de farinha de trigo e misture bem (a farinha deve dourar ligeiramente). Cubra tudo com o vinho e deixe ferver. Sal e pimenta-do-reino moída entram agora. Junte um copo de água, 1 colh. sopa de molho concentrado de tomate e o alho da marinada. Tampe e cozinhe lentamente por 2 lonnngas horas. Sirva com batatas cozidas no vapor. Elvira e eu esperamos que goste!
Bon appétit!

2 comentários:

  1. Eu tenho uma frigideira branca (grande e claro pesadissima), ainda sem receita... Nao sou feiticeiro, mas sou esforcado. Me ajuda, vai!?
    Percebi sua surpresa do resultado no quiz e achei que vc nao tinha mesmo visto o filme ainda, afinal Elvira eh tudo de bom! Bom que vcs tenham se encontrado.
    abracao

    ResponderExcluir
  2. Claaaaaro que ajudo!!! :)
    Acho que Elvira e eu somos mesmo farinha do mesmo saco... kkk...
    Na sua frigideira dá pra fazer monte de coisas gostosas: legumes, peixes, molhos... humm... miam miam :)
    beijão jão :)

    ResponderExcluir