quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SAUDADE DE GRAVIOLA



A graviola, também conhecida como pinha da Guiné-Bissau, nasceu nas Antilhas. Não procurei saber como chegou até nós, mas sei que hoje a planta é cultivada principalmente no nordeste do país; sei também que ela é pouco exigente em relação a terrenos, gosta de climas úmidos e de baixas altitudes. Os frutos são grandes, pesados e ovais; cheinhos de sementes pretas envolvidas por uma polpa macia e branquinha; de sabor agridoce, muito suave que lembra a fruta-do-conde. De perfume delicado e sensual (é isso mesmo, sensual). Uma gostosura! É tudo o que sei. É só disso que me lembro. E tem esse nome lindo que bem poderia ser nome de mulher, de instrumento musical, de inseto voador, de ritmo de dança...
Outro dia, na seção de laticínios de um supermercado, me deparei com um iogurte com polpa de graviola; claro que havia algumas porcarias químicas no preparo da bebida, como em quase tudo que vem das indústrias; fiz vista grossa; comprei a novidade láctea para provar. Provei. E o que me veio à lembrança, foi uma mousse que me serviram em uma pousada de São Luiz do Maranhão, já faz um tempo. Era mousse de graviola, sim, agora tenho certeza! Deu saudade de graviola... A bacia cheia de gomos branquinhos, feito tufos de algodão, no colo da cozinheira, perfumavam o ar; ela, toda orgulhosa da fruta, cheia de si; a dona da receita, a detentora do segredo; ela, generosa e desprendida, me explicou sem frescuras, o preparo simples da delícia. E eu, onde estava com a cabeça que nem anotei? Será que tinha um “pulinho do gato”? Tarde demais. Não sei quando vou de novo por aquelas bandas. O jeito é me virar com o que tenho por aqui. Afinal, “na cozinha como na vida, nós damos certo da maneira como podemos”, Nigella Lawson me ensinou. Vai ser com polpa de graviola congelada mesmo que vamos matar essa vontade. Hidrate 1 envelope de gelatina sem sabor em 3 colheres de sopa de água e dissolva em banho-maria. Bata no liquidificador com 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 2 saquinhos de polpa de graviola congelada e 1 xícara de chá de leite integral. Pronto. Coloque em tacinhas e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Decore com lâminas fininhas de castanha do Brasil. Agora me diga, tem como não dar certo uma mistura dessas?
Bon appétit!

2 comentários:

  1. Graviola or soursop is a versatile herb with excellent medical properties. It has a potent antioxidant property and prevents free radicals damages to the body. The most profound effect of graviola includes its cancer fighting ability. It resists against further progression of cancer and improves health. As an antioxidant it also reduces the signs of aging, naturally and effectively. It is also believed as a good herbal remedy to induce sleep and other stomach ailments.
    http://www.herbs-wholesale.com/graviola.htm

    ResponderExcluir
  2. THANK YOU, HERRY, FOR THE COMMENTS : )
    I REALLY ENJOYED IT! TKS!

    ResponderExcluir