sábado, 28 de agosto de 2010

ASTÉRIX AMERICANIZADO



Uma propaganda do McDonald's com o gaulês mais gaulês que existe, o orgulhoso Astérix, traçando hambúrguer e batata frita causou revolta entre fãs do quadrinho francês, considerando o anúncio uma afronta ao patrimônio nacional. A publicidade mostra o herói francês e seus compatriotas festejando seu tradicional banquete na rede de fast-food. “O que vem depois? Tintin comendo no Subway?" Escreveu um blogueiro. “Que irônico, o invencível gaulês fazendo propaganda para os invasores", disse outro revoltado no Twitter. Foram tantas as manifestações de indignação, que até eu vou meter a colher nessa briga...
O McDo (como a rede é- carinhosamente- apelidada na França) é, e certamente sempre será, alvo do sentimento anti-americano que reina neste país; uma ameaça imposta pela “mondialisation” à tradicional cozinha francesa, ao simples, gostoso e charmoso sanduíche francês, feito com baguette dourada e crocantíssima, untada com manteiga cremosa, recheada com jambon de Paris (um presunto divino!)... Entendo os franceses e até estou do lado deles, da culinária cuidadosa que preza pela qualidade dos alimentos. Mas atire a primeira faca quem nunca devorou um sandubão da rede americana, seja por falta de tempo, por falta de opção ou por opção mesmo, simplesmente por querer e pronto. É bem verdade que os lanches da bendita rede são uma tremenda porcaria bem embaladinha e nunca farão parte das 1001 Comidas para provar antes de morrer, mas eles existem, estão por toda parte, são comidos, são até amados por um bocado de gente. Fazer o quê!? Mas os americanos erraram. Erraram feio. Foram estúpidos. Não souberam aproveitar o prestígio do simpático Astérix nem o que há de melhor nessa relação: o lado amigável, divertido, fraterno... Minha amiga Márcia W., que é tranquila e sempre bem-humorada, quando soube da história, declarou com toda naturalidade que lhe é peculiar: “Ué, era só o McDo fazer um sanduíche de javali e todo mundo ficava feliz!” Adorei Márcia! Fica aqui a sugestão para o departamento de marketing da tal rede, mas os créditos são da minha amiga (ou vocês vão ter que se entender com essa tupiniquim de músculos tonificados!).
Bon appétit!

2 comentários:

  1. puta apropriação vacilante do depto. podiam ter feito uma consultoria com banksy antes. ou com márcia.

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