sábado, 11 de setembro de 2010

JOGUINHOS AMOROSOS (4)


Os jogos amorosos são para os amantes, o que as entradas são para uma refeição completa. São os beijos, muitos deles. São as folhas frescas que compõem uma nobre salada. Uma salada singela, temperada só com vinagre, azeite, sal e pimenta para os atrevidos. E basta! Pelo menos, bastava. Era a acompanhante perfeita para pratos fortes e sopas cremosas.
“O que aconteceu com a simples salada de folhas verdes de antigamente? Parece ter desaparecido, derrotada pelos alardes da nouvelle cuisine. Foi destronada por combinações esotéricas que incluem ingredientes inusitados, como manga, polvo ou macarrões chineses, temperadas com molho teriyaki e queijo roquefort.” Foi o que aconteceu. É humano querer complicar a vida, já aceitei. E pra complicar a sua, hoje aqui vai ter conversa de menos e receita de mais.
A primeira é simplória e você pode variar os ingredientes como bem entender. Vamos lá. Para o Salpicão de primavera, misture 120gr de salmão defumado desfiado (ou ave, ou carne fria, ou camarões), 1 alface picada bem fina, 1 cenoura cozida e picada em cubos, 1 tomate picado sem pele nem sementes, ½ xícara de ervilhas novas, 1 ovo duro partido em quatro. Verta por cima tempero francês pouco antes de servir. Para o Molho francês: ¼ xícara de azeite de oliva, 3 colh. de vinagre de estragão, 1 colh. de açúcar, 3 colh. de suco de limão ou laranja misturados, ½ colherinha de molho inglês, mesma medida de mostarda, 1 pitada de gengibre moído, sal. Coloque tudo em um frasco, agite bem e guarde na geladeira até servir.
A segunda é mais classuda: Peras ao roquefort. Anote: 1 pera por pessoa, ½ limão, 1 colh. de mel, molho roquefort frio, pimenta-branca, ½ xícara de nozes moídas. Corte as peras pela metade e ao comprido. Retire sementes e fibras (deixe o centro oco). Tempere-as com uma mistura de mel, limão, sal e pimenta. Coloque-as viradas para baixo em uma travessa redonda formando uma estrela. Verta o molho roquefort e decore com chuva de nozes moídas. Molho roquefort: 3 colheres de queijo roquefort, 3 de creme de leite, 3 de aipo picado fino, 1 de manteiga, 2 de vinho branco seco, 1 gema de ovo, sal e pimenta. Bata creme e queijo. Junte manteiga, aipo, sal, pimenta e mexa. Aqueça sem deixar ferver. Bata a gema com o vinho e misture, mexendo bem até ficar espesso. Divirta-se!
Bon appétit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário