quinta-feira, 30 de julho de 2009

COMI MEU AMIGUINHO



Eu tive um “tuti”. Ele crescia todo dia um pouquinho, mas continuava sendo meu “tuti”. Era meu bichinho de estimação, não era um gatinho nem um cão, era um franguinho mesmo (e daí?). Um daqueles que os pais compravam na feira, traziam pra casa, arrumavam um cercadinho pra ele não fugir, entupiam o pobrezinho de comida durante semanas a fio e ele crescia, engordava, a penugem fina se transformava em lindas penas coloridas e ele até ficava amigo da criançada. Não podia imaginar o coitado, o que o destino lhe reservava... Muito menos eu! Fui enganada, traída, ferida no coração quando mal saía das fraldas. Ainda me lembro, eu ali de pijama, paradinha no quintal, as mãozinhas recheadas de quirela para cumprir minha obrigação matinal, a de alimentar meu melhor amigo que eu mal sabia, viraria um dia minha própria refeição... Não precisei fazer terapia para superar essa perda, mas é engraçado, cá estou eu quatro décadas na frente, ciscando no passado, cacarejando a minha dor e tentando achar um jeito de homenagear meu “tuti” e quem sabe, ser perdoada pela distinta família Galinácea, pois já aceitei, faz parte dessa incrível cadeia alimentar. E o que chamamos de vida, segue naturalmente seu curso...
Esta receita pode até ter um nome esquisito, mas é muito gostosa e tem tudo a ver com quem ainda não aprendeu a (se) perdoar. Quer tentar? (estou falando de cozinhar, o perdão você se vira para treinar sozinho!)
Então vamos a ela, sem traumas. Poitrines de poulet à la diable ou Peito de frango à moda do diabo. Providencie 2 peitos inteiros de frango(sem pele, cortados em duas partes e desossados), 3 colheres de sopa de manteiga derretida, 2 colheres de sopa fartas de mostarda de Dijon (usar condimento à base de mostarda seria um sacrilégio até com o capeta), 1 colher de sopa de água, 20gr de farinha de rosca, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Aqueça o forno a 200°C. Coloque o frango em uma forma refratária, tempere com o sal e a pimenta, regue com um pouco da manteiga e leve ao forno por 5 minutos de cada lado. Reserve. Misture a mostarda com a água, lambuze o frango e com a ajuda de uma peneirinha, cubra os pedaços com a farinha de rosca. Derrame o resto da manteiga sobre os pedaços. Coloque novamente no forno por mais alguns minutos até que a superfície doure bem. Sirva acompanhado de cebolas roxas cortadas em rodelas grossas(aproveite pra chorar bastante!), grelhadas na manteiga com sal e salpicadas com salsa bem picadinha. Esta receita serve quatro pessoas, ou seriam... penitentes?
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário