quinta-feira, 30 de julho de 2009

RESTAM ALGUMAS JABUTICABAS...



“Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas: as primeiras ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói as sementes... já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que apesar da idade cronológica, são imaturas... meu tempo tornou-se escasso... quero a essência, minha alma tem pressa... sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente mais humana e racional. Gente que saiba rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos... gente que não foge de sua mortalidade... quero caminhar perto de pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente, sem fraudes... só o essencial faz a vida valer a pena...” Faço das palavras de Rubem Alves as minhas. Fazer acareação de desafetos, nunca mais! Nada melhor que deixar as tranqueiras pra trás.
E começa a temporada da nossa pequena notável, essa bolinha negra e brilhante de sabor inconfundível que encanta todo mundo, da criança ao velhinho desdentado. Eita frutinha generosa! Sua polpa suculenta, mole e esbranquiçada é rica em ferro, cálcio e vitaminas. A jabuticaba ou iapoti’kaba (fruta em botão) como os índios tupis a chamavam pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doces, geléias, licores e até pratos mais sofisticados. Tem chef francês por aí endoidando com a frutinha, outros já se renderam a ela e alguns pratos da clássica cozinha francesa ganharam ares tropicais só para o prazer das nossas papilas (e do nosso bolso!). Quer um exemplo? O Canard aux pruneaux (Pato com ameixas) virou Pato com jabuticabas, como se não bastasse, o pato foi vencido pelo frango, mais plebeu e nem por isso menos saboroso. O resultado ficou pas mal, como diriam os franceses. Eu acho que ficou mesmo é sensacional!
Providencie 1 kg de peito de frango cortado em filezinhos, 1 colher pequena de pasta de alho e cebola, 1 fio de óleo, sal e algumas gotas de vinagre. Para o molho use uma xícara de chá de jabuticabas, a mesma medida de água, 1 pau de canela, 1 colher de sopa de vinagre de maçã, 1 colher de sopa de açúcar, 1 xícara de chá de vinho branco.Tempere os filezinhos com a pasta de alho e cebola, sal e vinagre e grelhe em uma chapa ou frigideira. Bata a jabuticaba com a água no liquidificador, coe e passe para uma panela. Junte todos os ingredientes, deixe ferver e adicione o vinho. Apure em fogo brando até adquirir consistência de calda. Regue os pedaços e sirva decorado com jabuticabas inteiras.
Ah, e aproveite sem moderação as jabuticabas que lhe restam! Bon appétit!

Um comentário:

  1. eu tenho um pé na minha casa.fiz uma geléia que eu tirei da internet, ficou divina .eu nunca tinha comido!agora eu sei oque é vitamina.um abraço.

    ResponderExcluir