quarta-feira, 22 de julho de 2009

UNIDOS PARA SEMPRE... AMÉM.



Outro dia, fuçando vídeos na net, tive uma agradável surpresa com um daqueles rapidinhos, tipo campanha publicitária, realizado por alunos de artes visuais da Universidade de Londrina. O vídeo me chamou a atenção pela banalidade do tema: arroz com feijão. O filminho tem como protagonistas dois meninos, de origens distintas, sentados diante de um prato de arroz com feijão colocado sobre uma mesinha coberta com uma toalha xadrez. Nada mais comum não fossem o batuquezinho frenético como fundo musical e uma única colher usada por um dos garotos para misturar os dois alimentos no prato, enquanto se lê: “Não seria tão mais gostoso se pudéssemos fazer assim...” Segundos depois, arroz e feijão devidamente misturados, uma farta colherada da “dupla” é oferecida ao outro menino, seguida por um sorriso amigo, um olhar fraterno e um longo abraço. E o que se lê neste momento é: “Não tente separar a melhor mistura. Você faz parte disso”.
Confesso que revi a cena diversas vezes, só para deixar gravado, que você e eu podemos até parecer diferentes, mas fazemos parte da mesma trama, somos como alimentos distintos recheando o mesmo prato, somos mesmo é farinha do mesmo saco. E quem sabe juntos e bem misturados é que conseguiremos realçar o sabor da vida.
Aprecio o gosto que resulta desse casamento, um gosto singular e marcante que encanta nosso povo (e quem por aqui acampa) há séculos. Quem melhor que o Baião de Dois, saído das humildes cozinhas do sertão nordestino, representaria tão bem essa união que mais parece a dualidade do mundo expressa no preto & branco, quente & frio, luz & sombra,
macho & fêmea e por aí vai... Arroz & Feijão é a nossa identidade, é mistura autêntica, forte e cheia de graça. Existem muitas maneiras de preparar este prato, então não se prenda a detalhes ou vai acabar perdendo o apetite. Use esta receita como base para criar o seu baião e divirta-se com suas panelas!
Providencie 500gr de feijão verde (ou mulatinho ou fradinho), 1 xícara de coentro picadinho (ou salsinha), 2 xícaras de chá de arroz lavado e escorrido, 1 pimentão vermelho picado, 1 cebola grande picada, 5 colheres de sopa de manteiga de garrafa (ou óleo), 200gr de toucinho defumado, sal quanto baste. Lave o feijão e coloque-o em uma panela de ferro de preferência (se usar outro feijão que não o verde, use panela de pressão). Corte o toucinho em cubos pequenos, lave-os, escorra-os e junte-os ao feijão. Adicione 2 litros de água e cozinhe por aproximadamente 35 minutos. Reserve. Em outra panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola e o pimentão. Incorpore o arroz e refogue por mais alguns minutos. Junte o feijão reservado (descarte o toucinho), mais 3 xícaras de chá do caldo de seu cozimento e o sal. Misture, deixe levantar fervura e cozinhe até o arroz ficar macio. Junte o coentro, mexa com cuidado e sirva com banana-da-terra cozida e picada. Delicie-se e... Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário