segunda-feira, 27 de julho de 2009

O GOSTO DA VIDA



De acordo com pesquisadores e cientistas, somos capazes de ouvir formas e até sentir o gosto dos sons. Esta sinestesia influencia nossa percepção e nos ajuda a experimentar uma mistura de sensações. Acredita-se que menos de 1% da população é capaz de tal “façanha divina”( é assim que vejo tudo isso) que pode se dar de diferentes maneiras: algumas pessoas vêem os sons, certos sons invocam cores particulares. Outros experimentam cores quando lêem palavras escritas em texto simples e preto. E mais: de acordo com o professor de psicologia experimental da Universidade Oxford, Charles Spence, todos somos sinestésicos até um ponto. Sinestesia (junção de sensação) é a relação de planos sensoriais diferentes, como gosto & cheiro, ou visão & olfato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica.
Muita verdade há nisto. Não há como negar. Inúmeras vezes lançamos mão da mistura de sensações para fazer o nosso sentir chegar ao outro (eu mesma sou dona de fazer isto nos meus textos); essa mistura está por toda parte, ela nos envolve a todos, de maneiras diferentes, mas está ali, disfarçada para uns, mais explícita para outros.
"Os carinhos (tato) de Godofredo não tinham mais o gosto (paladar) dos primeiros tempos."
"O brilho macio do cetim." (visão & tato)
"O doce afago materno." (paladar & tato)
"Verde azedo." (visão & paladar)
"Aroma gritante." (olfato & audição)
"O delicioso aroma do amor" (paladar & olfato)
"Beleza áspera" (visão & tato)
Já sentimos saudades amargas, já ouvimos uma melodia azul ou uma voz áspera, já sentimos o cheiro doce de um perfume... Por que não poderíamos provar o gosto de uma música? Degustar um concerto inteirinho como se fosse uma longa e deliciosa refeição, com notas suaves de entrada, seguido de sons mais consistentes como prato principal e coroado com notas doces e florais para a sobremesa.
Até consigo imaginar, pois certamente não estarei mais por essas bandas, quão prazeroso será quando os homens finalmente aprenderem a apreciar com todo o seu sentir, o som, a cor, o cheiro e o sabor da vida!
Hoje não tem receita de comidinha por aqui. Acho que um jejum é mais apropriado. Dê uma breve trégua para esse corpo cansado de tanto digerir. Vá ouvir um pouco de boa música, feche os olhos, deixe que ela lhe embale, experimente os sons, saboreie cada nota e sobretudo não deixe de me escrever se suas papilas vibrarem com ela. Degustarei com prazer suas palavras.
Bon appétit.

3 comentários: