quinta-feira, 30 de julho de 2009

VOLCANO?!



“A fantástica fábrica de chocolate suíço Barry Callebaut anunciou ter produzido uma versão do doce que não derrete e é realmente light. A boa notícia para os chocólatras preocupados em manter a forma foi veiculada pelo jornal britâncio The Observer. De acordo com a publicação, o chocolate tem 90% menos calorias que a média e resiste a temperaturas superiores a 55ºC, enquanto a maioria dos chocolates começa a derreter com temperaturas de 30ºC. O chocolate é ultramagro, praticamente puro cacau, e foi batizado de Volcano. "É chamado de Volcano porque pode ser comido quando está quente e é aerado e cheio de bolhas, como uma pedra vulcânica", explica o porta-voz da fábrica. O chocolate, que poderá ser consumido em dias quentes sem derreter no bolso, deve chegar às lojas em cerca de dois anos. Nos corredores da fábrica, o Volcano ganhou o apelido de Wonder bar.”
Socorro!!! Que graça terá um chocolate sem gordura, sem açúcar que não derrete e nem lambuza a gente? Quanto tempo vamos ter que mantê-lo no calor da boca pra conseguir um naco de prazer? Que chocólatra de verdade guarda chocolate no bolso por mais de alguns minutos? Não estou menosprezando as virtudes do cacau, mas vamos combinar, não são só as propriedades benéficas do fruto que buscamos em uma barra de chocolate. Queremos os prazeres sutis, quase indescritíveis, que nos fazem sucumbir à tentação. Queremos mesmo é pecar com ele! Que ele se misture aos fluidos salivares e nos arranque hummms do fundo da alma... Você conhece algum alimento verdadeiramente ligth que lhe arranque suspiros de prazer? Acredite, não vai ser essa pedra vulcânica aerada apelidada de barra maravilhosa que vai lhe dar um momento de deleite. Ainda nos restam dois anos antes dessa “coisa” invadir nossas vidas. Aproveitemos antes que a mídia pegue pesado e coloque o nosso velho, bom e doce chocolate na lista das drogas ilícitas (estou exagerando,sei) e aí, meus amigos, a única coisa que vai melar, é a nossa relação com ele!
Depois desse desabafo, o que tenho em mente é uma receita despretensiosa de creme de chocolate, daquelas que aprendemos com as avós, sabe? Em uma panela, derreta 250gr de chocolate meio-amargo com um pouco de leite. Retire e acrescente 3 colheres de sopa de açúcar e 2 de farinha de trigo peneirada. Cozinhe em fogo brando juntando aos poucos o restante do leite (até completar 1 litro) mexendo sem parar até que o creme engrosse. Retire e junte 1 colherinha de manteiga. Deixe esfriar em uma tigela bonita antes de colocar para gelar e depois, acabe(-se) com ele! E esse tal de Volcano que se exploda!
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário