quinta-feira, 30 de julho de 2009

AS COXAS DO MEU PRÍNCIPE


"Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã.Então, a rã pulou para o seu colo e disse: - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir um lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre...E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: - Nem fo...den...do!"
(Conto de fadas para mulheres do séc. 21 / Luís Fernando Veríssimo)
Se além de beijar uma rã asquerosa para ter um príncipe em sua vida, você ainda tiver que engolir alguns sapos para não contrariar seu nobre parceiro, melhor cortar o mal pela raiz, digo, pelas pernas! Guarde com carinho esta receitinha. Você saberá quando lançar mão dela. E aí então, cara princesa, uma doce sensação de liberdade, de confiança, de alegria rechearão seus dias e você descobrirá quão prazeroso é tomar as rédeas de sua própria vida. E viva feliz (com você mesma) para sempre! Fim. (ou seria... começo?)
As coxas de rã são tão apreciadas pelos franceses, quanto os escargots (não faça essa cara de nojo, a gente acaba se acostumando). Existem muitas maneiras de prepará-las. Escolhi uma com ingredientes simples que realçam o sabor delicado do bichinho. Vamos então ao preparo das Cuisses de grenouille sautées à la lyonnaise (coxas de rã fritas à moda de Lyon). Providencie 40 coxinhas de rã, um pouco de farinha de trigo peneirada, 200 gramas de cebola, 50 gramas de manteiga, sal quanto baste, pimenta do reino moída na hora, salsinha bem picada. Passe as coxas de rã na farinha (ou faça como eu, peça alguém pra fazer isto se manipulá-las tira seu apetite), elimine o excesso sacudindo-as um pouquinho e faça-as “saltar” na manteiga quente (ô sina!) junto com as cebolas laminadas, mexendo de vez em quando até ficarem douradas. Acrescente o sal, a pimenta e por último, a salsinha picada. Sirva bem quente com gotas de limão e algumas folhas verdes suavemente temperadas para acompanhar. Esta receita serve de 4 a 6 pessoas, quero dizer, princesas pra lá de espertas! Croac... e o príncipe deu seu último suspiro...
Bon appétit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário