quarta-feira, 29 de julho de 2009

MULHER-FIGO



Vinte e sete de julho. Hoje é aniversário de uma amiga querida, anfitriã cinco estrelas e uma cozinheira de mão(s)-cheia(s) que mora longe de mim (na verdade sou eu que moro longe de todo mundo). Foi ela mesma que me lembrou já no fim da tarde. Felizmente ela já passou da fase de fazer beicinho e eu da idade de ter vergonha por conta desses descuidos. Viramos a página e encerramos nosso papo virtual com o carinho de sempre.
Você certamente já foi apresentado, através da mídia, à mulher-melancia e à mulher-jaca conhecidas só e somente só pelos (des)avantajados quadris; à mulher-rodízio, aquela que tem carne pra todo mundo, como se autobatizou a famosa Preta Gil; e à mulher-banana, “como o próprio nome diz, inocente, ingênua e tolinha... que vai morrer sem dinheiro e só é rica em potássio... ela acredita que ser elegante vale mais do que ser ordinária... e ainda sonha com a valorização de um comportamento social menos nanico”, adoravelmente descascada pela Martha Medeiros, em uma de suas deliciosas crônicas; e tem ainda a mulher-moranguinho (sei lá quem é esta) e a mulher-jabuticaba, aquela que... bom, deixa pra lá. O que estou querendo com toda essa feira de mulheres, é dizer que se minha amiganiversariante tivesse que ser rotulada, certamente caberia a ela uma bela etiqueta de mulher-figo. Considerada uma árvore sagrada, de crescimento amplo e ramos frágeis, a figueira é símbolo de honra, seu comportamento é cosmopolita e sua capacidade de adaptação climática é impressionante. Flores miudinhas se desenvolvem no interior da chamada fruta do figo, quando ainda verde. O figo é uma fruta energética, doce, delicada e tem muita, muita fibra! Assim é minha amiga. Porém, lamento informar que somos mesmo é mulher-uva... Nascemos redondinhas, lisinhas, firmes e brilhantes, podemos até virar vinho (ou vinagre), mas acabamos mesmo é em caixinhas, feito uva-passa.
Estamos no inverno, a vontade de comer frutas diminui, aí temos que achar um jeitinho diferente para não deixá-las fora da mesa. Escolhi uma receita fácil e deliciosa que vai coroar comme il faut sua refeição. Lave bem 12 figos maduros e corte-os em cruz sem separar as partes. Coloque um raminho de alecrim em cada fruta e disponha-as em um refratário. Regue com mel. Asse em forno quente por 8 minutos (ou 1 minuto no micro-ondas). Derreta (em banho-maria) 120 gramas de chocolate amargo (70% cacau). Sirva os figos sobre uma espessa camada de chocolate e... Bon appétit!

Um comentário: