quinta-feira, 25 de junho de 2009

CAIA DE BOCA NO OUTONO!

“ No outono quando os frutos abandonam as árvores que lhes fizeram nascer e jogam-se ao chão... No outono, quando as folhas verdes perdem o seu viço e param de alimentar, com seu metabolismo de néctar etéreo das radiações solares, a planta e a abandonam...” (Dr. Celso Charuri)
E os frutos maduros, prontos para (nos) alimentar, caem pesados, suculentos, deliciosamente apetitosos... O outono é abundante, farto, um amigo generoso. Ele antecede o repouso regenerador do inverno, tão necessário para a renovação da vida nas flores da primavera e logo depois, sob o sol do verão, corpos e almas estarão envolvidos em aconchegante calor, preparando um novo ciclo vital.
Tornamo-nos mais gulosos nesta vibrante estação do ano. É com ela que exercitamos o prazer sutil de comer com os olhos. É nesta época que as carambolas são mais doces, os abacates mais verdes e cremosos, o pinhão fica mais rechonchudo e macio, os caquis estão mais vermelhos, brilhantes, carnudos e sedutores, as melancias e os melões parecem sugar, da noite para o dia, toda a água do solo... É neste período que muitas frutas e hortaliças são tentadoramente mais gostosas. Não seria então, uma estratégia da natureza para nos fazer ingerir mais desses preciosos alimentos, nesta estaç ão tão propícia a doenças oportunistas? Mãe cuidadosa e astuta, ela sabe o que faz.
Voltemos a falar do gosto do outono, que é meu papel aqui. Usufruir dele é sentir na pele e no coração, o aroma singular que paira no ar; é ceder à tentação das cores, dos arrepios e dos sabores; é se deixar levar pelas delícias de uma boa conversa mole, daquelas que abrem o apetite, sabe? (os apetites, talvez).
As estações do ano, por essas bandas de cá, são muito menos definidas em relação aos países da banda de lá. Lançamos mão do inerte calendário sobre a mesa, ao invés de parar o corpo e calar a alma só para sentir a sutil mudança que ocorre à nossa volta. Estamos bem no meio deste período mágico de transição... Preste mais atenção!
Repare mais! Apenas observe... O outono está flertando com você. Um pequeno trecho do livro Afrodite- de Isabel Allende- que adoro, traduz com perfeição minha relação com esta estação: “A comida também entra pelos olhos. O frescor dos ingredientes naturais deveria ser suficiente, mas a incansável inventiva cozinha humana, mistura, transforma e decora os alimentos com a mesma paixão utilizada no arranjo pessoal.”A receita desta semana é colorida, saborosa, cheirosa, refrescante... E naturalmente irresistível!
Trata-se de um Méli-Mélo muito versátil de melancia e melão que pode ser servido no café da manhã, como sobremesa ou no lanche da tarde. Tire as sementes e corte em cubinhos a metade de uma melancia pequena; faça o mesmo com um melão madurinho e disponha as frutas cortadas (e o suco delas) em uma tigela grande. Reserve. Prepare duas ou três xícaras de chá verde como de costume, mas adicione um ramo de hortelã à infusão. Adoce a gosto. Deixe esfriar. Coe e regue as frutas. Leve à geladeira por algumas horas e sirva em taças transparentes decoradas com folhinhas frescas de hortelã. Não se intimide, caia de boca e... Bon appétit!
O outono está flertando com você...

Nenhum comentário:

Postar um comentário