quinta-feira, 25 de junho de 2009

QUANDO A PREGUIÇA ASSOLA...

Mesmo para os mais dispostos e apaixonados, quando a preguiça assola (pois ninguém é de ferro), uma rapidinha cai bem... Estou falando de apaixonados por cozinha e de uma comidinha rápida, que tem até um certo charme e pode dar muito prazer, se preparada com bons ingredientes, um pouquinho de técnica e uma pitada de boa vontade. Quem nunca apelou para o sanduba, com a intenção de aplacar de uma só vez, a fome e a vontade de comer, para aliviar o peso de um daqueles dias recheados de horas mais ou menos amargas? Depois de um par ou ímpar entre a fome e o cansaço, venceu quem roncou mais alto. E lá vamos nós para a cozinha, executar mais uma das maravilhosas invenções da humanidade: o sanduíche! A propósito, você conhece sua origem?
O Conde de Sandwich, John Montagu- aristocrata inglês, nascido em 1718 - ordenou ao seu criado que lhe preparasse algo rápido e simples para matar a fome, sem ter que abandonar seus adversários em mais um de seus intermináveis jogos de cartas. Quase em pânico, o criado apanhou duas fatias de pão e colocou entre elas, uma generosa lasca de presunto... O sucesso foi tamanho que a partir daí, o conde e seus companheiros de carteado nunca mais jantaram. Bendito seja o criado que se fez criador! Ele, um desconhecido serviçal - tarde demais para desvendar sua identidade e rebatizar a simpática iguaria - acabava de inventar a comida que atravessaria o tempo e as fronteiras para se tornar a mais popular de todas.
E para homenagear os mestres da arte culinária, da cozinha elaborada, aqueles que nunca abrem mão da qualidade, do sabor nem da apresentação do prato, a receita desta semana prestigia o sanduíche quente mais plebeu dos descendentes dos gauleses: o croque-monsieur , um misto-quente “metido a besta”, é verdade, mas sem sombra de dúvida, délicieux! No interior da França, um croque é um sanduíche passado no ovo batido e depois frito. Em Paris, um monsieur (senhor) mais apressado come um croque (do verbo francês croquer que quer dizer morder algo crocante), prato rápido e quente para substituir a refeição do meio-dia, daí o seu nome. Pão de forma, presunto, queijo gruyère ralado, eis a base do popular sanduíche parisiense, hoje em uma versão mais requintada e mais saborosa.
Prepare um molho béchamel (molho branco suave) com 40gr de manteiga, uma colher (sopa) de farinha de trigo, ½ litro de leite, uma pitada de noz moscada, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Deixe esfriar um pouco e espalhe uma camada do molho branco em uma fatia de pão de forma e, sobre o molho, coloque uma fatia de presunto. Acrescente mais uma camada de molho em cima do presunto e cubra com a segunda fatia de pão. Em seguida, esparrame queijo gruyère ralado sobre o sanduíche e leve ao forno por alguns minutos, até que o queijo gratine. Sirva acompanhado de uma salada de folhas verdes suavemente temperada e... “croque” à vontade! A versão feminina do croque-monsieur (vocês acham que os franceses iam deixar um monsieur sozinho?) é o croque-madame, servido com um ovo frito sobre o sanduíche. Aproveite estes dois clássicos servidos nos balcões dos charmosos cafés parisienses e... Bon appétit!

“Os franceses não passam de alemães que aprenderam a cozinhar.” (Fran Lebowitz- jornalista americana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário