quinta-feira, 25 de junho de 2009

"ESCOLHO TOMATES A DEDO"

“Não raro, a sombra que me cerca é a da cozinha - esse lugar bem longe da sensual pré-história. Ao comando de viver que é tão antigo, começo uma salada. Escolho os tomates a dedo: um verde, outro maduro. Abro a torneira. A água me envolve e, dessa calma agitação eu me entretenho, como se tivesse uma cachoeira nas mãos. Em consequência de um lavar intenso, as cascas dos tomates brilham oferecendo ao tato uma resistência de cristal. Chega a hora de cortá-los: o tomate vermelho é um globo iluminado o tomate verde afasta a ideia de sangue. Equilíbrio e sensatez do que sempre se deveria comer. Não tem sentido falar da travessa onde disponho as suculentas fatias pitada de sal azeite limão. Só tem sentido insistir no caminho estreito da vida.”(Lucinda N. Persona)
Alguns pesquisadores acreditam que o tomate se origina da região do atual México. Inicialmente tida como venenosa, a fruta era cultivada apenas como ornamento e as primeiras espécies exportadas da América foram chamadas de pomodoro pelos italianos, pois eram amarelas, lembrando maçãs douradas. Os primeiros registros da espécie vermelha datam do século XVI e logo foram descobertas pela gastronomia.
Hoje, nossa fruta vermelha é a alma de centenas de pratos enriquecidos com sua cor e seu sabor doce levemente ácido. É a vedete da culinária mediterrânea. Alimento delicioso, riquíssimo em licopeno, o pigmento que dá cor à fruta, considerado muito eficaz na prevenção do câncer (de próstata, principalmente) e no fortalecimento do sistema imunológico; rico igualmente em vitaminas e minerais importantes para o organismo humano. Quanto mais maduros, maior a concentração desses nutrientes e se for cozido, acompanhado de um pouco de azeite de oliva, os benefícios podem ser ainda maiores.
Coma mais tomates, todos os dias se possível; usufrua de seus benefícios, da sua beleza, do seu sabor marcante; misture os diversos tipos de tomate que encontrar: o caqui (ideal para saladas e lanches), o italiano (perfeito para molhos), o cereja (delicioso como aperitivo) ...
Aprenda agora, a fazer a fresella, uma invenção simples e gostosa da cozinha napolitana: a torrada de pão velho temperada com os sabores do mediterrâneo. “Esta receita faz bem ao coração e dá muita alegria”, diz Carmela Abate, dona de restaurante.
Pique tomates maduros, junte azeitonas verdes, orégano, um pouco de cebola, algumas folhinhas de manjericão rasgadas (para exprimir melhor o gosto e o perfume), rúcula e um bom azeite de oliva. Coloque uma porção desta mistura sobre uma fatia de pão amanhecido umedecida com água gelada e... seja feliz! Outra delícia vermelha, é o picadillo de tomates (essa é de origem espanhola). Corte em cubinhos, 4 tomates maduros sem pele nem sementes, 2 cebolas, 1 pimentão vermelho pequeno, junte 2 colheres de sopa de salsinha picada, a mesma medida de azeite, 1 colher de sopa de vinagre de cherry (ou outro), sal e pimenta moída na hora. Misture bem e deixe repousar por 15 minutos na geladeira, antes de servir.

“A ausência da fome é a felicidade. Comer é o meio de alcançá-la.” (Thomas Jefferson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário